Em nota oficial a Cemig diz estar aparuando junto à mineradora Vale as causas de um apagão ocorrido em várias cidades do Médio Piracicaba na noite de quarta-feira (17). A companhia de energia tenta justificar o ocorrido com um curto-circuito que ocorreu na área da mineradora. Veja a nota:
“A Cemig informa que a falta de energia ocorrida na noite de ontem (17/06), que atingiu algumas cidades da região do Médio Piracicaba, foi causada por um curto-circuito na subestação da empresa Vale, em Itabira, às 21h49.
Em decorrência disso, a linha de transmissão (LT) e as subestações (SEs) responsáveis pelo fornecimento de energia na região tiveram seu funcionamento interrompidos. Equipes da Cemig rapidamente atuaram para identificar a falha e normalizar o sistema elétrico , o que aconteceu às 22h28.
Foram afetadas as cidades de Itabira, João Monlevade, Rio Piracicaba, São Domingos do Prata, Santa Maria de Itabira, Itambé do Mato Dentro, Nova Era, Bela Vista de Minas, São Gonçalo do Rio Abaixo, Dionísio , São José do Goiabal e São Sebastião do Rio Preto.
A Cemig esta apurando junto à Vale as causas da falha na subestação da mineradora.”