17.5 C
Itabira
segunda-feira, setembro 23, 2024

Prefeitura autoriza reabertura de Igrejas e vereador cria cartilha orientando

Todos os templos terão que se organizar é só podem receber até 30 pessoas por celebração

No Decreto Nº3.486 de 10 de julho de 2020, editado pelo Prefeito Ronaldo Magalhães, as igrejas e templos religiosos estão sendo autorizados a funcionarem a partir de 20 de julho, obedecendo as regras das secretarias de Estado e do Município de Saúde, bem como o Ministério da Saúde.  Cada responsável por templo religioso deve solicitar vistoria prévia para funcionar à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. O formulário está no Decreto.

O Vereador Leandro Pascoal (PSDB), que é evangélico, fez uma cartilha com o resumo das informações do decreto, contendo nela as adequações que deverão ser feitas e os procedimentos a serem adotados pelos líderes religiosos.

Capa da Cartilha do vereador Leandro Pascoal

“Mesmo com a pandemia do Coronavírus, é possível celebrar reuniões e cultos,
desde que sejam adotadas as medidas estabelecidas
pela Organização Mundial de Saúde, pelo Ministério
da Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde, a fim de
previnir o contágio e conter a propagação de infecção viral
relativa ao COVID-19. Os dados da Cartilha são extraídos
do Decreto municipal e devem ser respeitados e aplicados.” explicou Leandro.

Até o dia 20 de julho, está valendo o Decreto Municipal 3.248, de 24 de abril de 2020, determina, no Artigo 6º, Inciso VIII, que templos religiosos deverão permanecer com o funcionamento suspenso. O não cumprimento das regras estabelecidas acarretará na suspensão ou cassação do alvará de funcionamento e/ou o fechamento imediato do estabelecimento pela autoridade sanitária (Artigo 8º).

CLIQUE E BAIXE AQUI A CARTILHA E SAIBA TUDO:

Reabertura Igrejas

CLIQUE E BAIXE AQUI O DECRETO:

Decreto3486

Prestar assistência espiritual em meio à pandemia é a justificativa para funcionamento dos templos. Presidente da Igreja Batista Getsêmani, no bairro Dona Clara, na Pampulha, pastor Jorge Linhares, que também está à frente do Conselho Estadual de Pastores, entidade que representa várias denominações no território. “A área médica cuida do corpo, psicólogos e psicanalistas cuidam da mente e pastores e padres cuidam da parte espiritual. É isso que o governador (Romeu Zema) e o prefeito (Alexandre Kalil) têm usado para não fecharem as igrejas”, disse o líder religioso.

Informações ligue para a Prefeitura de Itabira:  31 3839-2143/2183

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias