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sábado, novembro 23, 2024

Judeus de todo o mundo celebram o Hanukkah – evangélicos respeitam e aderem

A festa das luzes, ou Hanukkah em hebraico, assinala a libertação e purificação do Templo de Jerusalém e a revolta contra os selêucidas liderada por Matatias Macabeu e os seus cinco filhos, conforme está descrito no Antigo Testamento.

 

(Foto: Getty)

Hanukkah é observado por oito noites e dias, começando no dia 25 de Kislev de acordo com o calendário hebraico , que pode ocorrer a qualquer momento do final de novembro ao final de dezembro no calendário gregoriano . O festival é observado acendendo-se as velas de um candelabro com nove ramos, chamado menorá (ou hanukkiah).

Um ramo é normalmente colocado acima ou abaixo dos outros e sua vela é usada para acender as outras oito velas. Esta vela única é chamada de shamash ( hebraico : שַׁמָּשׁ , “assistente”). Cada noite, uma vela adicional é acesa pelo shamashaté que todas as oito velas sejam acesas juntas na noite final do festival.

Outras festividades de Hanukkah incluem jogar dreidel e comer alimentos à base de óleo, como latkes e sufganiyot , e laticínios. Desde a década de 1970, o movimento Chabad Hasidic em todo o mundo iniciou iluminações públicas de menorá em locais públicos abertos em muitos países. 

Embora seja um feriado relativamente pequeno em termos estritamente religiosos, o Hanukkah alcançou grande significado cultural na América do Norte e em outros lugares, especialmente entre os judeus seculares, devido a ocorrer na mesma época do Natal , e ser tratado como uma contraparte judia ou alternativa ao Natal. 

A história

O nome “Hanukkah” deriva do verbo hebraico ” חנך “, que significa “dedicar”. No Hanukkah, os judeus macabeus recuperaram o controle de Jerusalém e rededicaram o Templo.  Muitas explicações homiléticas foram dadas para o nome:

 

  • O nome pode ser dividido em חנו כ”ה , “[eles] descansaram [no] vigésimo quinto”, referindo-se ao fato de que os judeus pararam de lutar no 25º dia de Kislev , o dia em que o feriado começa. 
  • חנוכה (Hanukkah) também é o acrônimo hebraico para ח נ רות ו הלכה כ בית ה לל  – “Oito velas, e a halakha é como a Casa de Hillel”. Esta é uma referência ao desacordo entre duas escolas rabínicas de pensamento – a Casa de Hillel e a Casa de Shammai– na ordem correta para acender as chamas do Hanukkah. Shammai opinou que oito velas deveriam ser acesas na primeira noite, sete na segunda noite e assim por diante até uma na última noite (porque o milagre foi maior no primeiro dia). Hillel argumentou a favor de começar com uma vela e acender outra todas as noites, até as oito da oitava noite (porque o milagre crescia em grandeza a cada dia). A lei judaica adotou a posição de Hillel. 
  • O Salmo 30 é chamado שיר חנכת הבית , a “Canção de Ḥănukkāt HaBeit “, A Canção da “Dedicação” da Casa “, originalmente composta para o primeiro templo. 25 (de Kislev) + 5 (Livros da Torá) = 30 , que é o número da música.

Livros dos macabeus

A história de Hanukkah é preservada nos livros do Primeiro e do Segundo Macabeus , que descrevem em detalhes a rededicação do Templo em Jerusalém e a iluminação da Menorá .

Esses livros não fazem parte do Tanakh (Bíblia Hebraica) canonizado usado pelos judeus modernos, embora as Igrejas Católica e Ortodoxa os considerem parte do Antigo Testamento . 

A rededicação do templo de oito dias é descrita em 1 Macabeus 4: 36–4: 59 , embora o nome do festival e o milagre das luzes não apareçam aqui.

Uma história semelhante em caráter, e mais antiga em data, é aquela aludida em 2 Macabeus 1: 18-1: 36, segundo a qual o reacendimento do fogo do altar por Neemias foi devido a um milagre ocorrido no dia 25 de Kislev, e que parece ser dada como a razão para a escolha da mesma data para a rededicação do altar por Judah Macabeu.

O relato acima em 1 Macabeus 4, bem como 2 Macabeus 1: 9 retrata a festa como uma observação atrasada da Festa das Barracas de oito dias ( Sucot) “; da mesma forma, 2 Macabeus 10: 6 explica a duração da festa como” na forma da Festa das Barracas “.

Fontes rabínicas antigas

Megillat Taanit (século I) contém uma lista de dias festivos em que o jejum ou elogios são proibidos. Ele especifica:

“No dia 25 de [Kislev] é Hanukkah de oito dias, e não se deve elogiar”, mas não dá mais detalhes. 

Mishna (final do século 2) menciona Hanukkah em vários lugares, mas nunca descreve suas leis em detalhes e nunca menciona qualquer aspecto da história por trás dele.

Para explicar a falta de discussão sistemática da Mishna sobre o Hanukkah, Rav Nissim Gaon postulou que as informações sobre o feriado eram tão comuns que a Mishna não sentiu necessidade de explicá-la. O estudioso moderno Reuvein Margolies sugere que como a Mishná foi redigida após a revolta de Bar Kochba , seus editores relutaram em incluir uma discussão explícita de um feriado celebrando outra revolta relativamente recente contra um governante estrangeiro, por medo de antagonizar os romanos. 

Lâmpada de Hanukkah desenterrada perto de Jerusalém por volta de 1900
O milagre do suprimento de um dia de óleo milagrosamente durando oito dias é descrito pela primeira vez no Talmud , escrito cerca de 600 anos após os eventos descritos nos livros dos macabeus. Talmud diz que depois que as forças de Antíoco IV foram expulsas do Templo, os Macabeus descobriram que quase todo o azeite de oliva ritual havia sido profanado.
Eles encontraram apenas um único recipiente que ainda estava selado pelo Sumo Sacerdote , com óleo suficiente para manter acesa a menorá no Templo por um único dia. Eles usaram isso, mas queimou por oito dias (o tempo que levou para prensar e preparar um novo óleo). 

 

O Talmud apresenta três opções: 

  1. A lei exige apenas uma luz por noite por casa,
  2. Uma prática melhor é acender uma luz todas as noites para cada membro da família
  3. A prática preferida é variar o número de luzes a cada noite.

Exceto em momentos de perigo, as luzes deveriam ser colocadas do lado de fora da porta, no lado oposto da mezuza ou na janela mais próxima da rua. Rashi , em uma nota ao Shabat 21b, diz que o objetivo deles é divulgar o milagre. As bênçãos para as luzes de Hanukkah são discutidas no tratado Succah, p. 46a. ]

Seção do pergaminho aramaico de Antíoco em pontuação supralinear babilônica , com tradução para o árabe

Megilat Antíoco (provavelmente composto no século 2 ) conclui com as seguintes palavras:

… Depois disso, os filhos de Israel subiram ao Templo e reconstruíram seus portões e purificaram o Templo dos cadáveres e da contaminação. E eles buscaram azeite puropara acender as lâmpadas com ela, mas não conseguiram encontrar nenhuma, exceto uma tigela que estava selada com o anel de sinete do Sumo Sacerdote dos dias do profeta Samuel e eles sabiam que era pura. Havia nele [óleo suficiente] para acender [as lâmpadas com ele] por um dia, mas o Deus do céu, cujo nome ali habita, colocou nele sua bênção e eles puderam acender por oito dias. Portanto, os filhos de Ḥashmonai fizeram esta aliança e tomaram sobre si um voto solene, eles e os filhos de Israel, todos eles, de publicar entre os filhos de Israel, [até o fim] para que observassem estes oito dias de alegria e honra, como os dias das festas escritas no [livro da] Lei; [até] iluminar neles, a fim de tornar conhecido aos que vêm depois deles que o seu Deus operou por eles a salvação do céu. Neles, não é permitido lamentar,

A oração Al HaNissim é recitada em Hanukkah como um acréscimo à oração Amidah , que foi formalizada no final do primeiro século. Al HaNissim descreve a história do feriado da seguinte forma:

Nos dias de Mattiyahu ben Yohanan, sumo sacerdote, o Hasmoneue seus filhos, quando o malvado reino grego se levantou contra Seu povo Israel, para fazê-los esquecer sua Torá e abandonar os caminhos que Você deseja – Você, em Sua grande misericórdia, se levantou por eles em seu tempo de angústia; Você lutou a luta deles, Você julgou seu julgamento, Você se vingou; Você entregou os poderosos nas mãos dos fracos, os muitos nas mãos de poucos, os impuros nas mãos dos puros, o mal nas mãos dos justos, os pecadores nas mãos daqueles que se empenharam em Sua Torá ; Você se fez um grande e santo nome em Seu mundo, e para Seu povo Israel Você fez grande redenção e salvação neste mesmo dia. E então Seus filhos vieram para a câmara interna de Sua casa, limparam Seu Templo, purificaram Seu santuário e acenderam velas em Seus pátios sagrados,

Narrativa de Josefo

O historiador judeu Tito Flávio Josefo narra em seu livro, Antiguidades Judaicas XII, como o vitorioso Judas Macabeu ordenou pródigas festividades anuais de oito dias após rededicar o Templo em Jerusalém que havia sido profanado por Antíoco IV Epifânio .  Josefo não disse que o festival se chamava Hanukkah, mas sim o “Festival das Luzes”:

Ora, Judas celebrou o festival da restauração dos sacrifícios do templo por oito dias e não omitiu nenhum tipo de prazer; mas ele os festejou com sacrifícios muito ricos e esplêndidos; e ele honrou a Deus e os deleitou com hinos e salmos.
Não, eles ficaram muito contentes com o renascimento de seus costumes, quando, após um longo tempo de intervalo, eles inesperadamente recuperaram a liberdade de seu culto, que fizeram uma lei para sua posteridade, que eles deveriam manter um festival, por conta da restauração de sua adoração no templo, por oito dias.
E a partir dessa época nós celebramos este festival, e o chamamos de Luzes. Suponho que a razão seja porque essa liberdade além de nossas esperanças nos apareceu; e daí foi o nome dado a esse festival. Judas também reconstruiu as paredes ao redor da cidade, e ergueu torres de grande altura contra as incursões de inimigos, e colocou guardas nelas. Ele também fortificou a cidade Bethsura , para que possa servir de cidadela contra qualquer sofrimento que venha de nossos inimigos. 

Acendendo as luzes do Hanukkah

Hanukkah ilumina no escuro

Todas as noites durante o feriado de oito dias, uma vela ou luz à base de óleo é acesa. Como um “embelezamento” universalmente praticado ( hiddur mitzvah ) da mitzvah , o número de luzes acesas é aumentado em uma a cada noite. Uma luz extra chamada shamash , que significa “atendente” ou “sacristão”, também é acesa todas as noites e recebe um local distinto, geralmente mais alto, mais baixo ou ao lado dos outros.

Entre os Ashkenazim, a tendência é que cada membro masculino da casa (e em muitas famílias, meninas também) acenda um conjunto completo de luzes todas as noites, enquanto entre os sefarditas o costume prevalente é ter um conjunto de luzes para toda a casa.

O objetivo do shamash é aderir à proibição, especificada no Talmud, de usar as luzes de Hanukkah para qualquer coisa que não seja divulgar e meditar sobre o milagre de Hanukkah. Isso difere das velas do sábado, que devem ser usadas para iluminação e iluminação. Portanto, se alguém precisasse de iluminação extra no Hanukkah, a vela shamash estaria disponível e evitaria o uso de luzes proibidas. Alguns, especialmente Ashkenazim, acendem a vela shamash primeiro e depois a usam para acender as outras. Assim, no total, incluindo o shamash, duas luzes são acesas na primeira noite, três na segunda e assim por diante, terminando com nove na última noite, para um total de 44 (36, excluindo o shamash ). É costume sefardita não acender o shamash primeiro e usá-lo para acender o resto. Em vez disso, a vela shamash é a última a ser acesa e uma vela diferente ou um fósforo é usado para acender todas as velas. Alguns judeus hassídicos também seguem esse costume sefardita. [77]

As luzes podem ser velas ou lamparinas. Luzes elétricas são algumas vezes usadas e são aceitáveis ​​em locais onde chamas não são permitidas, como um quarto de hospital ou para idosos e enfermos; no entanto, aqueles que permitem recitar uma bênção sobre lâmpadas elétricas apenas permitem se ela for incandescente e operada por bateria (uma lanterna incandescente seria aceitável para este propósito), enquanto uma bênção não pode ser recitada sobre uma menorá ou lâmpada plug-in. A maioria dos lares judaicos tem um candelabro especial conhecido como Chanukiah (o termo israelense moderno) ou menorá(o nome tradicional, simplesmente hebraico para ‘lâmpada’). Muitas famílias usam uma lâmpada a óleo (tradicionalmente cheia de azeite) para o Hanukkah. Como a vela Chanukiah, ela tem oito pavios para acender mais a luz shamash adicional .

Nos Estados Unidos, o Hanukkah se tornou um festival mais visível na esfera pública a partir da década de 1970, quando o Rabino Menachem M. Schneerson convocou a conscientização pública e a observância do festival e incentivou o acendimento de menoresá . Diane Ashton atribuiu o aumento da visibilidade e reinvenção do Hanukkah por parte da comunidade judaica americana como uma forma de se adaptar à vida americana, reinventando o festival “na linguagem do individualismo e consciência pessoal derivada tanto do protestantismo quanto do iluminismo ”.

A razão para as luzes de Hanukkah não é para a “iluminação da casa por dentro”, mas sim pela “iluminação da casa por fora”, para que os transeuntes vejam e sejam lembrados do milagre do feriado (ou seja, que a única botija de óleo puro encontrado, contendo óleo suficiente para queimar por uma noite, na verdade, queimou por oito noites). Assim, as lâmpadas são instaladas em uma janela proeminente ou perto da porta que dá para a rua.

É costume entre alguns judeus asquenazitas ter uma menorá separada para cada membro da família (os costumes variam), enquanto a maioria dos judeus sefarditas acende uma para toda a família. Somente quando havia perigo de perseguição anti-semita é que as lâmpadas deveriam ser escondidas da vista do público, como era o caso na Pérsiasob o domínio dos zoroastrianos , ou em partes da Europa antes e durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, a maioria dos grupos hassídicos acende lâmpadas perto de uma porta interna, não necessariamente à vista do público. De acordo com esta tradição, as lâmpadas são colocadas no lado oposto da mezuzá , de forma que quando alguém passa pela porta, ele / ela é cercado pela santidade das mitzvot (os mandamentos ). [84]

Geralmente, as mulheres estão isentas na lei judaica de mandamentos positivos com prazo determinado, embora o Talmud exija que as mulheres cumpram a mitzvá de acender as velas de Hanukkah “porque elas também estavam envolvidas no milagre”.

Tempo de acendimento de velas

Biala Rebe acende a menorá

As luzes de Hanukkah geralmente devem acender por pelo menos meia hora depois de escurecer. O costume de muitos é acender ao pôr do sol, embora a maioria dos hassidistas acenda mais tarde.  Muitos Rebes Hasidic acendem muito mais tarde para cumprir a obrigação de divulgar o milagre pela presença de seus Hasidim quando acendem as luzes.

Velas de cera pequenas e baratas vendidas para Hanukkah queimam por aproximadamente meia hora, portanto, não devem ser acesas antes do anoitecer. No entanto, a noite de sexta-feira apresenta um problema. Visto que as velas não podem ser acesas no próprio Shabat , elas devem ser acesas antes do pôr do sol.  No entanto, eles devem permanecer acesos através das velas do Shabat. Portanto, a menorá de Hanukkah é acesa primeiro com velas maiores do que o normal, seguido pelas velas do Shabat . No final do Shabat, há aqueles que acendem as luzes de Hanukkah antes do Havdalá e aqueles que fazem a Havdalá antes de acender as luzes de Hanukkah.

Se por algum motivo não acendeu ao pôr do sol ou ao anoitecer, as luzes devem ser acesas mais tarde, desde que haja gente nas ruas. Depois disso, as luzes ainda devem ser acesas, mas as bênçãos devem ser recitadas apenas se houver pelo menos outra pessoa acordada na casa e presente ao acender das luzes de Hannukah.

Bênçãos sobre as velas

Normalmente, duas bênçãos ( brachot ; singular: brachah ) são recitadas durante este festival de oito dias ao acender as velas. Na primeira noite, a bênção shehecheyanu é adicionada, perfazendo um total de três bênçãos.

As bênçãos são ditas antes ou depois das velas serem acesas, dependendo da tradição. Na primeira noite de Hanukkah uma luz (vela ou óleo) é acesa no lado direito da menorá, na noite seguinte uma segunda luz é colocada à esquerda da primeira, mas é acesa primeiro, e assim por diante, procedendo de colocando velas da direita para a esquerda, mas acendendo-as da esquerda para a direita durante as oito noites.

Fonte e link: Wikipedia

 

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