A festa das luzes, ou Hanukkah em hebraico, assinala a libertação e purificação do Templo de Jerusalém e a revolta contra os selêucidas liderada por Matatias Macabeu e os seus cinco filhos, conforme está descrito no Antigo Testamento.
Um ramo é normalmente colocado acima ou abaixo dos outros e sua vela é usada para acender as outras oito velas. Esta vela única é chamada de shamash ( hebraico : שַׁמָּשׁ , “assistente”). Cada noite, uma vela adicional é acesa pelo shamashaté que todas as oito velas sejam acesas juntas na noite final do festival.
Outras festividades de Hanukkah incluem jogar dreidel e comer alimentos à base de óleo, como latkes e sufganiyot , e laticínios. Desde a década de 1970, o movimento Chabad Hasidic em todo o mundo iniciou iluminações públicas de menorá em locais públicos abertos em muitos países.
Embora seja um feriado relativamente pequeno em termos estritamente religiosos, o Hanukkah alcançou grande significado cultural na América do Norte e em outros lugares, especialmente entre os judeus seculares, devido a ocorrer na mesma época do Natal , e ser tratado como uma contraparte judia ou alternativa ao Natal.
A história
- O nome pode ser dividido em חנו כ”ה , “[eles] descansaram [no] vigésimo quinto”, referindo-se ao fato de que os judeus pararam de lutar no 25º dia de Kislev , o dia em que o feriado começa.
- חנוכה (Hanukkah) também é o acrônimo hebraico para ח נ רות ו הלכה כ בית ה לל – “Oito velas, e a halakha é como a Casa de Hillel”. Esta é uma referência ao desacordo entre duas escolas rabínicas de pensamento – a Casa de Hillel e a Casa de Shammai– na ordem correta para acender as chamas do Hanukkah. Shammai opinou que oito velas deveriam ser acesas na primeira noite, sete na segunda noite e assim por diante até uma na última noite (porque o milagre foi maior no primeiro dia). Hillel argumentou a favor de começar com uma vela e acender outra todas as noites, até as oito da oitava noite (porque o milagre crescia em grandeza a cada dia). A lei judaica adotou a posição de Hillel.
- O Salmo 30 é chamado שיר חנכת הבית , a “Canção de Ḥănukkāt HaBeit “, A Canção da “Dedicação” da Casa “, originalmente composta para o primeiro templo. 25 (de Kislev) + 5 (Livros da Torá) = 30 , que é o número da música.
Livros dos macabeus
A história de Hanukkah é preservada nos livros do Primeiro e do Segundo Macabeus , que descrevem em detalhes a rededicação do Templo em Jerusalém e a iluminação da Menorá .
Esses livros não fazem parte do Tanakh (Bíblia Hebraica) canonizado usado pelos judeus modernos, embora as Igrejas Católica e Ortodoxa os considerem parte do Antigo Testamento .
A rededicação do templo de oito dias é descrita em 1 Macabeus 4: 36–4: 59 , embora o nome do festival e o milagre das luzes não apareçam aqui.
Uma história semelhante em caráter, e mais antiga em data, é aquela aludida em 2 Macabeus 1: 18-1: 36, segundo a qual o reacendimento do fogo do altar por Neemias foi devido a um milagre ocorrido no dia 25 de Kislev, e que parece ser dada como a razão para a escolha da mesma data para a rededicação do altar por Judah Macabeu.
O relato acima em 1 Macabeus 4, bem como 2 Macabeus 1: 9 retrata a festa como uma observação atrasada da Festa das Barracas de oito dias ( Sucot) “; da mesma forma, 2 Macabeus 10: 6 explica a duração da festa como” na forma da Festa das Barracas “.