A vacinação deve levar 1 ano e meio para atingir toda a população. Vários fatores complicam a chegada da vacina até o povo, inclusive a dificuldade do Governo em adquirir o imunizante.
Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itabira, foram 167 vacinados em Itabira nesta quarta-feira(20/01). Entre os vacinados as equipes de UTI Covid e convencional praticamente concluídos (só não tomaram aqueles que estavam em turnos diferentes da vacinação, mas que serão vacinados nos demais dias). E também Já foi iniciada a vacinação em profissionais das enfermarias de Covid.
A prevenção deve continuar da mesma forma, a vacinação é lenta e demorada. O vírus continua sendo propagado.
Grupos prioritários
Segundo a secretária de Saúde, Eliana Horta, as doses iniciais da vacina serão destinadas a profissionais das UTIs voltadas para a Covid-19 e também para as UTIs convencionais. Na sequência, receberão a imunização os profissionais das enfermarias de Covid, Pronto-Socorro Municipal e Samu. No terceiro momento, serão contemplados os demais profissionais de saúde do sistema público e idosos residentes nas instituições de larga permanência (ILP).
“Claro que este é um cronograma inicial. A sequência da vacinação a gente definirá conforme a disponibilidade de doses entregues pelos governos Federal e Estadual. Na medida em que tivermos mais vacinas, vamos ampliando os públicos alvos, até atingir toda população. Vale lembrar que ainda estamos trabalhando com os lotes emergenciais, por isso a disponibilidade ainda reduzida. Mas acredito que este montante inicial já seja suficiente para imunizar aqueles que estão na linha de frente nas UTIs”, comentou a secretária Eliana Horta.