17.8 C
Itabira
sábado, novembro 23, 2024

Governo Biden rompe aliança mundial contra aborto apoiada por Bolsonaro

A atitude de Biden enfraquece a Aliança Mundial, da qual o Brasil faz parte. A união tem por objetivo proteger a vida de milhares de crianças no mundo todo.

Logo após tomar posse como presidente dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden já começou a modificar diversas políticas importantes que haviam sido instaladas no governo de Donald Trump.

Na quinta-feira (21) o conselheiro médico da Casa Branca, Anthony Fauci, disse que o governo Biden vai abandonar uma agenda antiaborto, defendida pelo ex-presidente Donald Trump.

O gesto representa o fim de uma aliança e da promoção de uma agenda ultraconservadora no mundo, que contava com o Brasil como um dos principais pilares. No Itamaraty e nas alas mais conservadoras de apoio do governo, a aproximação nesses temas com Trump era considerada como um dos principais movimentos da política externa do chanceler Ernesto Araújo.

Anthony Fauci, conselheiro médico da Casa Branca e falando em nome do novo governo americano, deixou claro nesta quinta-feira que a Casa Branca abandonará a agenda antiaborto e passará a defender o acesso à saúde reprodutiva para mulheres na agenda global.

Seu discurso feito nesta quinta-feira na OMS foi interpretado por diplomatas estrangeiros como uma profunda ruptura em relação ao projeto de Trump que, nas últimas semanas de seu governo, reuniu governos ultraconservadores para lançar uma ofensiva contra entidades que estabelecessem os temas em suas agendas.

Nessa ofensiva, o Brasil de Ernesto Araújo e Damares Alves eram aliados estratégicos e um bloco de cerca de 30 países foi formado, muitos deles de caráter autoritário ou populistas de extrema-direita. O argumento do grupo liderado por Trump, Bolsonaro e Viktor Orban (Hungria) era que existiria uma manobra nas entidades internacionais para incluir termos como direito à saúde reprodutiva e sexual nos programas, o que abriria uma brecha para legitimar o aborto.

 

 

Site UOL foto reprocução

 

 

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias