Idosos ainda precisarão aguardar à normalização do surto para serem imunizados, segundo orientações da Secretaria de Estado de Saúde
Os funcionários do Lar de Ozanam foram vacinados nesta sexta-feira (22) contra a Covid-19. A imunização ocorreu durante o dia e segue o cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde, voltado para grupos prioritários. Os idosos somente poderão receber a primeira dose após a normalização do surto de infecções registrado na instituição, segundo uma orientação do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), vinculado à Secretaria de Estado de Saúde.
A imunização contra a Covid-19 teve início na terça-feira (19) com aplicações simbólicas em representantes dos hospitais Nossa Senhora das Dores (HNSD) e Municipal Carlos Chagas (HMCC). No dia seguinte, equipes da saúde municipal deram continuidade com a vacinação em equipes da linha de frente de combate ao coronavírus nas UTIs e também nas unidades intensivas convencionais. Os postos foram montados em cada uma das instituições hospitalares.
No decorrer da semana, ainda foram vacinados os profissionais das áreas de enfermaria Covid e outros funcionários de hospitais. Agora, depois da imunização das equipes do Lar de Ozanam, a vacinação será destinada aos demais setores da Saúde, como Pronto-Socorro, Samu, hemodiálise, atenção primária e secundária e outros, dependendo sempre da disponibilidade de vacinas.
“Muito importante este ato hoje no Lar de Ozanam, sobretudo por causa do momento vivido por eles. É um alívio podermos imunizar os funcionários, que estão se desdobrando para oferecer o melhor tratamento aos idosos e mantê-los em segurança”, comentou a secretária municipal de Saúde, Eliana Horta. “É mais uma ação de proteção na instituição, além dos outros quesitos que a Prefeitura já tem colaborado, como a contratação de pessoal e o fornecimento de insumos”, completou.
De acordo com Eliana Horta, as 100 doses da vacina, destinada aos 50 idosos do Lar de Ozanam ficarão guardadas até que esteja liberada a imunização. “Eles estão no grupo prioritário e seguiremos esse cronograma, garantindo a aplicação de todos eles”, assegurou.
Mais ações
Também nesta sexta-feira, servidores da Itaurb fizeram a desinfecção de todo prédio do Lar de Ozanam, no bairro Campestre. A medida visa contribuir para o fim da proliferação da covid-19 dentro da instituição. O procedimento havia sido solicitado pela direção da entidade e foi atendido pelo município.
Na última quarta-feira (20), a Prefeitura já havia confirmado a suplementação no convênio com a casa de longa permanência em R$ 85,7 mil. O dinheiro será investido na contratação de equipes que atuarão na ala de Covid montada na instituição. A Secretaria Municipal de Saúde ainda forneceu cilindros de oxigênio e exames de tomografia computadorizada aos idosos infectados.
Balanço
Ao fim desta sexta-feira, a Secretaria de Saúde informou que 609 doses da CoronaVac, do Instituto Butantan, já foram aplicadas em Itabira. A vacinação será interrompida no fim de semana e retoma na segunda-feira (25).
Veja também:
URGENTE! O Asilo de Itabira tem 50% dos idosos com coronavírus