Iniciou-se nesta quinta-feira (11) o sistema drive-thru para imunização dos trabalhadores da saúde em Itabira. O prefeito Marco Antônio Lage e a secretária municipal de Saúde, Eliana Maria Torres Horta Guerra Lage, estiveram no período da manhã no estacionamento da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), onde foi montada a estrutura para aplicação da vacina. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), neste primeiro dia foram imunizados 240 profissionais no local.
“É um grande alívio! Estou me sentindo escolhido por Deus. Essa primeira dose acalma bastante a tensão na qual a gente fica. Tomara que a segunda dose logo aconteça. Estou muito agradecido”, declarou o médico Roberto de Freitas Drumond após receber o imunizante.
“A gente está avaliando se o drive-thru é o melhor sistema para se vacinar. Pelo que estamos vendo hoje, funciona muito bem e queremos continuar com os idosos”, comentou Eliana Horta. Ela acrescentou que os protocolos sanitários precisam ser mantidos. “A imunização só acontece a partir da segunda dose e, depois, há também o período para eficácia da vacina. É necessário continuar usando máscara e álcool em gel até que 90% da população tenha sido vacinada”, alertou.
O prefeito reiterou a necessidade de a população continuar com as medidas preventivas, principalmente durante o recesso que se aproxima. “Nossa grande esperança está realmente na vacinação de um lado e no comportamento do público do outro. Pedimos a todos que não relaxem, sobretudo agora no período de Carnaval. Temos a vacinação como a grande esperança de conter a escalada do vírus, da taxa de contaminação em nossa cidade, mas ainda estamos sob grande risco com relação à pandemia. Não se aglomerem, protejam os idosos de sua família, continue usando álcool em gel, não deixe de usar a máscara”.
Após o recesso de Carnaval, a SMS continuará com o cronograma previsto no Programa Nacional de Imunização (PNI). Na tarde desta quinta-feira, a Gerência Regional de Saúde (GRS) repassou o terceiro lote de vacinas contra a Covid-19 à secretaria: 820 doses da CoronaVac para aplicação da primeira dose nos idosos acima de 90 anos e profissionais da saúde e 1.419 para a segunda dose das pessoas já vacinadas. Além do drive-thru, a equipe da SMS deve ir às residências dos idosos desta faixa etária que estão acamados ou com dificuldades de locomoção para vaciná-los. É importante ter o cadastro no Programa Saúde da Família (PSF).
Em tempo
Nesta sexta-feira (12), o drive-thru acontecerá das 9h às 16h30 e vai atender somente profissionais da saúde acima de 45 anos das clínicas/ consultórios médicos, odontológicos e de fisioterapia diretamente envolvidos no atendimento de casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Os documentos exigidos são: CPF, documento de registro no respectivo Conselho e número de inscrição no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
No sábado (13), o drive-thru ocorrerá das 9h às 12h e vai abranger apenas trabalhadores dos laboratórios de análises clínicas, clínicas de diagnóstico por imagem e farmacêuticos que coletam material e/ou fazem o teste da Covid-19. É necessário apresentar CPF e documento de registro no respectivo Conselho (se for o caso). Estes profissionais devem constar nos ofícios que os estabelecimentos de saúde encaminharam à SMS. O prazo para entrega das listagens encerrou-se na quarta-feira (10).
Quem for se vacinar também precisa levar caneta para assinar o comprovante de imunização. Não estão incluídos nesta remessa trabalhadores dos setores administrativos, recursos humanos, call center, faturamento, entre outros. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones 3839-2608, 3839-2649 e 3839-2289.