26.5 C
Itabira
sexta-feira, abril 4, 2025

Vereadores fazem vários questionamentos à Secretaria de Saúde sobre combate a pandemia

Prestação de contas, abono salarial, hospital de campanha e divulgação da lista de vacinados são algumas das sugestões

A pandemia passa por um momento de significativo aumento no número de casos, internações e mortes. De acordo com boletim epidemiológico do município, a situação é grave e crescente. A taxa de ocupação dos leitos UTI e da enfermaria Covid-19 permanece em 100%. Mais de 12 mil itabiranos já foram contaminados pelo coronavírus; 155 não resistiram e acabaram falecendo.

A Câmara de Itabira está com atividades presencias suspensas, e os vereadores estão mobilizando para ajudar a população. Carlos Henrique Silva “Carlinhos Sacolão” (PSDB) é autor do projeto de lei que obriga o município de Itabira a tornar públicas as informações dos moradores vacinados contra a Covid-19. A proposta foi analisada nesta quinta-feira (25) pelas comissões permanentes da Câmara e será votada na próxima semana.

O  presidente do Legislativo, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB) divulgou que através de ofício encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde,  questionou o recebimento e a aplicação de recursos oriundos das três esferas de governo – municipal, estadual e federal – e os gastos a partir dessas verbas públicas desde o início da pandemia na cidade.

Reconhecimento

O vereador Reinaldo Lacerda de Soares (PSDB) está propondo abono salarial para profissionais de saúde do município, que atuam na linha de frente do combate à pandemia. Ele fez uso da tribuna na reunião ordinária realizada terça-feira (22) e defendeu a proposta. Trata-se de um reconhecimento aos profissionais que estão se arriscando para proteger a vida dos cidadãos itabirano”, ponderou.

Tratamento precoce

A vereadora Rosilene Félix Guimarães (MDB) está propondo um estudo e discussão para verificar a viabilidade de “tratamento precoce” na rede pública. Além disso, ela quer saber qual a contribuição da Vale no enfrentamento da pandemia em Itabira. “A empresa está em pleno funcionamento e trás trabalhadores de fora para atuar em Itabira. O que torna-se uma porta aberta para a contaminação”, frisou.

Hospital de campanha

Sebastião Ferreira Leite “Tãozinho” (Patriota) reivindicou a implantação de um hospital de campanha, sugerindo a instalação da estrutura no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, no Centro. O governo municipal, vai ativar um hospital de retaguarda na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo.

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.