Presidente da CDL de Itabira explica que não está querendo “abrir comércio no grito,” apenas está pedindo que o prefeito Marco Antônio respeite os lojistas da cidade.
Depois de assinar uma nota contra o prefeito Marco Antonio Lage(PSB) intitulada como “Nota de Repúdio ao prefeito de Itabira“ Maurício Henrique Martins, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itabira, divulgou em suas redes sociais um texto com o título: “Só fechar o comércio não resolve.” Procuramos a CDL para entender o motivo da polêmica, e o presidente esclareceu, entre outras coisas, quanto ao “tom” da nota emitida pela entidade que ele representa.
Ele explicou que além do fechamento de alguns comércios, são várias outras medidas incoerentes contra os lojistas. Uma atitude foi o estopim. “As pessoas, muitas pessoas, estão entendendo que a CDL soltou essa nota de repúdio porque o comércio está fechado. Não tem nada a ver com isso. A nota foi apenas porque o prefeito falou em sua live da quinta-feira passada(25) pra não comprar (o itabirano) no comercio de Itabira. Ele falou claramente para não comprar em alguns setores comerciais da cidade,” disse Maurício.
No entendimento do presidente, isso é uma ação contra a economia local, da qual o prefeito deveria ser o principal incentivador. “Quando ele fala isso, ele está pedindo para as pessoas não gerarem emprego na cidade. Não gerar renda na cidade,” disse o lojista.
Perguntado qual era o objetivo da nota, ele respondeu: “Repudiar a fala infeliz do prefeito em dizer para as pessoas não comprar no comércio de Itabira.”
O presidente disse que os lojistas são os mais atingidos pela pandemia, que vários estão entrando em colapso financeiro. Mas que acima de tudo eles estão preservando a vida: “Todos os setores, considerados por eles, não essenciais, estão respeitando e fechados há 22 dias,” informou Maurício.
Na live, Marco Antonio Lage se refere a lojas que estão conseguindo liminar na justiça para se manterem abertas. Ele chama de “brincadeira” a atitude dos lojistas. “você itabirano, quando você ver uma loja de celulares, uma loja dessas ai fazendo propaganda, olha estamos aberto porque ganhamos uma liminar, não compre nunca mais nessa loja. Eu não vou comprar nunca mais nessa loja,” disse o prefeito.
A nota da CDL chama a atenção da Câmara de Vereadores, e pede que o repúdio chegue ao conhecimento dos mesmos: “Que este repúdio chegue ao conhecimento, também, dos SENHORES VEREADORES, para que saibam que nós, comerciantes desta sofrida cidade, batemos palmas e até nos declaramos parceiros de medidas como: aumento de leitos nos hospitais, criação de hospital de campanha, contratação de pessoal técnico e competente na saúde. Mas indignamo-nos contra toda e qualquer covardia que se pratique contra os quase 120 mil seres humanos que aqui residem.”
Veja a nota Clique Aqui
Assista o vídeo: