21.1 C
Itabira
quarta-feira, abril 2, 2025

Vale manda pra casa 2.274 funcionários e paralisa 30% das suas atividades operacionais

A informação veio do Prefeito Marco Antônio, que disse haver conseguido uma “parceria” de paralisação com a maior fonte de receita do munícipio. “…fazer agradecimento a Vale por tudo isso.”

Prefeito Marco Antonio Lage (PSB) em sua live desta quinta-feira (25) informou as medidas tomadas no combate ao Covid-19. Mas ele também fez um desabafo e  sérias denuncias, em resposta a Nota da ex-secretária de Saúde do Governo anterior, emitida na tarde  do dia 25 sobre desativação de leitos.

Em tom de satisfação prefeito anuncia paralização parcial da empresa em Itabira: “Nós fizemos uma reunião com a equipe toda da Vale, do comando, da gestão operacional da Vale, e ela está fechada (fechando) algumas operações, né, amanhã, até amanhã (26/03), esse auge da onda roxa, são 30 % menos do corpo funcional trabalhando nas minas,” disse o mandatário da cidade.

O Minas consciente não estabelece que indústrias que forneçam insumos para outras fábricas que produzam para as chamadas atividades essenciais, devam parar. Eles poderão continuar funcionando. Esse é o caso, por exemplo, do setor têxtil, fundamental na produção de roupas hospitalares ou máscaras. Sendo assim, uma paralisação no seu funcionamento poderia impactar a cadeia produtiva de áreas correlacionadas, comprometendo o abastecimento da população. A produção de equipamentos médicos, como cilindros de transporte de oxigênio, entre outros, depende da indústria mineral e siderúrgica,  e demais relacionadas, que dependem do minério de ferro.

O prefeito de Itabira deu a noticia de sua conquista: “Parte administrativa, mais de 90% em home office. E nesse momento tem 847 pessoas trabalhando em home office.”

De forma elegante ele afirmou que “1.749 foram contratos suspensos por tempo indeterminado, …das empreiteiras.”

Anunciou a debandada de mais mil pessoas que deixam de estar consumindo em Itabira: “Só a MIP foram dispensados esses dias 1.000 trabalhadores. E a prioridade foram os mil que não são de Itabira. São mil que voltam pra casa, pra outra cidade, onde eles moram, porque estão dispensados por tempo indeterminado.”

E ele afirma em bom tom a conquista: “A Vale cortou na área de trabalho esses dias 2.274 pessoas.”

Tendo circulado várias denúncias em redes sociais de aglomeração de descumprimento de protocolos, sendo assumido pela mineradora o fato, Marco Antônio elogia: “A prefeitura fez duas fiscalizações e não encontrou nada. A Vale realmente tem…nenhum problema, ônibus completamente higienizados, os restaurantes acabaram, são marmitex prontos, área de produção mantendo distanciamento,” disse o prefeito. Ele agradeceu: “Fazer agradecimento a Vale por tudo isso.”

 

Assista :

 

Rosana Linhares desmente prefeito Marco Antonio Lage sobre fechamento de leitos

 

Rosana Linhares desmente prefeito Marco Antonio Lage sobre fechamento de leitos

 

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.