14.2 C
Itabira
segunda-feira, setembro 23, 2024

Vereadora Rose Félix entra na defesa dos comerciantes – Fez um desabafo e um alerta: “Alguns setores estão totalmente abertos e outros totalmente fechados”

Durante a reunião da Câmara de Vereadores de ontem, a vice presidente da Casa fez um discurso pedindo ponderação e equilíbrio nas decisões de fechamento de parte do comércio da cidade, e chamou de “penalizados”.

A vereadora Rosilene Félix Guimarães – Rose Félix (MDB), que é vice presidente da Câmara de Itabira solicitou através de ofício, esclarecimentos da Secretária Municipal de Saúde sobre viabilidade de “tratamento precoce” na rede pública.  Também ela quer saber qual a contribuição da empresa Vale no enfrentamento da pandemia em Itabira. “A empresa está em pleno funcionamento e traz trabalhadores de fora para atuar em Itabira. O que torna-se uma porta aberta para a contaminação”, frisou.

Rose Félix teve o primeiro discurso efusivo na defesa do comércio da cidade no Legislativo. Ontem (30) em reunião online, ela usou o direito de fala para se posicionar contra o total fechamento de algumas empresas, que já passam de 24 dias: “Ao Comitê de covid, a Comissão de  covid,  quando forem tratar desse assunto (pandemia), não sei o que está sendo pensado para o pós decreto (atual) mas, é importante pensar nos setores que estão totalmente penalizados. De repente encontra-se uma maneira de chegar ao meio termo, ” ponderou a vereadora.

Fez um desabafo e um alerta: “Alguns setores estão totalmente abertos e outros totalmente fechados.”

Ela denunciou que o chamado “lockdown” imposto pelo prefeito Marco Antonio Lage (PBS) não teve sucesso: “A gente vê o avanço dos números ( de contaminados), o crescimento do número de mortes, e a sensação que dá, pra quem está (com comércio fechado), é de que ele está fechado em vão.”

A vereadora quer uma saída que seja boa para todos: “Tem que ter um pouco de empatia e sensibilidade para procurar uma saída para contemplar, de certa forma, esses setores que estão fechados.”

Rose denunciou superlotação dos supermercados.  Entrou na defesa dos funcionários, pedindo vacinação e diminuição da carga horária de trabalho.

“Quero fazer fazer uma ponderação com relação aos funcionários de supermercados.  Os supermercados tem ficado cheios, A gente vê nos finais de semanas filas nos supermercados,  e apesar dos serviços serem reconhecidos como atividades essencias, eles não estão sendo vacinados. Um apelo para que situação deles sejam analisadas tanto no sentido de buscar a vacinação tanto no sentido de tarando eles um pouco da exposição. Ou de repente diminuir um pouco o funcionamento dos supermercados pra dar oportunidade para eles se preservar.”

Na semana passada a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itabira entrou na defesa dos comerciantes, com nota de repúdio ao prefeito Marco Antonio Lage.  Uma liminar concedida para empresas de telefonia móvel, que só recebeu a ordem judicial em função de haver excessos por parte da administração, fez o prefeito proferir discurso de ódio contra as empresas.

Veja a matéria:

“Não pedi comércio aberto, pedi respeito ao lojista”- diz presidente da CDL

 

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias