O Centro do Rio de Janeiro agora é ponto de “aglomeração” de uma multidão em busca de comida.
Foi registrado no final de semana uma multidão de pessoas, em fila, buscando apenas um prato de comida no Centro do Rio de Janeiro. As imagens chocantes mostram que não tem apenas moradores de rua, mas muitas pessoas que foram impactadas duramente pelas medidas impostas por governadores e prefeitos.
A covid-19 deixou o Brasil e o mundo com diversos problemas sociais e econômicos, que seguem aumentando. Os índices da extrema-pobreza no país dispararam.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV), apontou que entre agosto de 2020 e fevereiro de 2021, cerca de 17,7 milhões de pessoas voltaram à pobreza, consequentemente os números de pedidos para auxílio emergencial também aumentaram.
De acordo com a fundação, a população pobre em agosto era cerca de 9,5 milhões, ou seja, 4,52% dos 210 milhões brasileiros, agora em fevereiro aumentou para 27,2 milhões, ou seja, 12,83% de pobres no Brasil.
Lockdown: Aumento da fome resulta em fila gigantesca no Rio https://t.co/csAqU99xIb pic.twitter.com/w63vwbpBp6
— Gospel Prime (@gospelprime) April 12, 2021
O desemprego foi provocado por conta do lockdown irresponsável, deixando muitas famílias sem fonte de renda, com isso o aumento das pessoas expostas à fome, agora elas vão para as ruas em busca de sobrevivência.
A enorme fila que se espalha na capital fluminense é composta apenas de pessoas em busca de alimento para saciar a fome, pessoas que sabem o risco da covid-19, mas preferem se arriscar nessa “aglomeração” para não morrer de fome.
De acordo com o IBGE, só no ano passado foram 19 milhões de brasileiros com fome, devido às consequências da pandemia, a maior taxa desde 2004.