18.2 C
Itabira
quinta-feira, novembro 14, 2024

Igrejas voltam a ter celebrações presenciais a partir de domingo – decreto sairá no sábado

Representantes dos evangélicos e católicos se reuniram ontem a noite com o vice-prefeito Marco Gomes e decidiram as novas regras. Limite de 25% da capacidade do templo e distanciamento linear de 1,50m devem constar no novo decreto.

O prefeito Marco Antônio Lage (PSB)  não esteve na reunião desta quarta-feira( 14). O vice-prefeito pastor Marco Antonio Gomes (PL), foi quem representou o governo municipal ao lado do agora Assessor de Gestão, Programas e Metas,  Gabriel Quintão. Pastores e padres fizeram parte da tomada de decisões.

Não há nenhum comunicado oficial ainda. Mas já circula no meio dos religiosos a informação de que além das medidas já existentes, será estabelecido um limite máximo pessoas, correspondendo a 25% da capacidade do templo.

Outra mudança será a distância medida entre as pessoas. Novo decreto será de 1,50m linear em todas direções.  A capacidade do templo e o percentual aceito, deverão estar em cartaz  visível, logo na entrada do estabelecimento para que a fiscalização possa ver.

O presidente do Conselho de Pastores de Itabira – Conpai,  pastor Ricardo Eduardo Duarte, antecipou que domingo os cultos poderão ser presencias, obedecendo as restrições de um decreto que será publicado no sábado (17). “Já podemos preparar para domingo agora, o próximo domingo (18), para estarmos tendo novamente os nossos cultos presenciais,” comemorou o pastor.

Pastor Ricardo Eduardo Duarte

Segundo pastor Eduardo, não deve fugir muito do que já está estabelecido no Decreto3486/2020.  Ele ficou de repassar as informações aos pastores, porém a Prefeitura vai emitir uma cartilha digital, contendo as descrições específicas para os templos, o que será enviado para que o Conpai possa encaminhar aos pastores. ” Acredito que não vai fugir muito do proposto e do que estávamos fazendo,” disse o presidente.

O presidente do Conselho sempre deixou claro que deve ter responsabilidade por parte do líderes em manter o cumprimento das normas, como forma de proteger a Igreja. “É para termos os nossos cultos com bastante segurança.  Mas podemos já preparar para domingo.”

Segundo o líder haverá rigor na fiscalização: “Terem a fiscalização destas normas.” Porém ele comemorou a vitória da noite: “Mas essa é a boa noticia que estávamos orando e esperando. Que Deus nos abençoe, e continue nos dando graça para que possamos juntos realizarmos a obra de Deus nesta cidade.”

 

Marco Antonio volta a editar decreto adicionando suspensão de celebrações presencias

 

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias