26.5 C
Itabira
sexta-feira, abril 4, 2025

Itaurb divulga nota sobre cancelamento de processo licitatório – empresa de secretária tinha vencido

A Itaurb divulgou às zero hora e onze minutos de hoje, uma nota informando o cancelamento do pregão realizado nesta sexta-feira (30) onde a empresa de Cácio Duarte Guerra e de sua filha Patrícia ALves Guerra venceram o certame.  Conflitante com ata do pregão, a nota diz que o certame foi cancelado durante a sessão.

Venceu a licitação pelo valor de R$ 138 mil, a empresa de Cácio Duarte Guerra e de sua filha Patrícia ALves Guerra. A filha de Cácio foi nomeada em primeiro de janeiro, pelo prefeito Marco Antônio Lage (PSB), através Decreto_7_2021, Secretária de Planejamento e Gestão, da Prefeitura de Itabira.  Nos viés da política, dizem que Danilo Alvarenga Também é “amigo” pessoal de Cácio Guerra.

Como citamos na matéria de ontem,  O pregoeiro tentou embargar e a Celta argumentou contrário. Agora eles tem 5 dias para recorrer oficialmente.

Nota de esclarecimento da Itaurb não condiz com a ata do pregão

“A Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) esclarece que cancelou o processo licitatório GMP/007/2021, realizado nesta sexta-feira (30), cujo objetivo era a “contratação de empresa especializada para prestação de serviços de assessoramento técnico operacional e estratégico”.

O cancelamento foi declarado ainda durante o ato de abertura dos envelopes e ocorreu devido ao fato de que a única concorrente no certame possui impedimentos de contratar com o poder público.

A Itaurb ressalta que o processo licitatório é livre para participação de qualquer empresa, mas pontua que seguirá todos os procedimentos legais, sem qualquer margem para atos impróbios.

A Itaurb reafirma seu compromisso com a transparência, ética e práticas gerenciais pautadas pelo profissionalismo e respeito às leis vigentes.”

Na ata não há menção de cancelamento. A inabilitação da empresa foi resguardada com a possibilidade de recurso, com prazo aberto para contestação e explicações.  Para cancelar o certame tem que ser feito um ato normativo e publicado com justificativas claras e inclusive suspendendo o prazo recursal de quem tiver direito.

Documento completo em PDF clique aqui e veja a ata : Pregao_presencial_6_2021_ATA_E_HISTORICO_DE_LANCES_DO_PREGAO_PRESENCIAL_N_006_2021 (1)

 

Patrícia Guerra filha de Cácio Guerra, que é secretária de Planejamento da Prefeitura, vence licitação de “consultoria” na Itaurb

 

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.