22.4 C
Itabira
sexta-feira, novembro 22, 2024

Depen-MG apreende drone com carga ilícita – Interceptação na Penitenciária de Ribeirão das Neves frustra transposição do muro de segurança

Policiais penais do Grupamento de Patrulha Aérea (Gpaer/Depen-MG) apreenderam, na madrugada desta quarta-feira (5/5),  um drone e uma mochila com diversos ilícitos. A aeronave remotamente pilotada estava sobrevoando a Penitenciária de Ribeirão das Neves I (José Maria Alkimin) na tentativa de jogar drogas e outros objetos ilegais, quando foi descoberta.

A equipe esperou o drone pousar para descobrir os operadores, mas foram alvejados na tentativa de realizar a abordagem e apreensão dos suspeitos. Houve troca de tiros entre quatros indivíduos suspeitos e os policiais penais, porém, ninguém se feriu. Os suspeitos fugiram em um carro e ainda não foram capturados.

Os policiais penais apreenderam o drone com bateria e uma bolsa. A mochila continha seis celulares, seis chips, cinco tabletes de substância análoga à maconha, cinco carregadores, três fones de ouvido, três pulseiras, duas baterias de celular, um carretel de linha nylon, uma camisa, um isqueiro e papéis para enrolar cigarros.

Histórico

Este é o terceiro drone abatido neste ano na Penitenciária de Ribeirão das Neves I. Recentemente foram registradas outras duas tentativas de arremesso de ilícitos por transeuntes. Na terça-feira (4/5), durante uma delas, houve também troca de tiros entre os suspeitos e os policiais penais. A vigilância foi redobrada depois dessas tentativas, com atuação efetiva da Polícia Penal, por meio do levantamento de informações por parte das equipes.

Para o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Rodrigo Machado, o bom trabalho realizado pelo Gpaer mostra as diversas capacidades dos policiais penais em combater ações ilícitas. “Minas Gerais atua em um cenário de evolução a cada dia, buscando treinamento e fortalecimento da força de segurança pública no que se refere à Polícia Penal. Estamos dotando as estruturas e capacitando o Sistema Prisional com os melhores equipamentos possíveis, a fim de reduzir o acesso do crime, tanto interno como externo”.

Além do Grupamento de Patrulha Aérea, a Penitenciária de Ribeirão das Neves I conta com outras equipes de segurança para impedir que os materiais ilícitos cheguem aos presos: o Grupamento de Intervenção Rápida (GIR), a Assessoria de Inteligência e a Diretoria de Segurança.

Gpaer

O Grupamento de Patrulha Aérea é o primeiro de Minas Gerais e começou a trabalhar em fevereiro. Conhecido como Gpaer Núcleo, atende unidades prisionais da 2ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp).

O grupo atua conjuntamente com as equipes de Inteligência e Segurança das unidades prisionais, monitorando os locais e acionando reforços, quando necessário.

Segundo o coordenador de Operações com Aeronaves Remotamente Pilotadas, Cassimiro Fernandes, a intenção é que o Gpaer esteja em mais Risps, dando apoio no trabalho de segurança. “Cito o empenho dos policiais penais do grupamento e, também, o apoio do Depen-MG e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que incentivaram a implantação da tecnologia de drones”, afirma.

Ele afirma que o objetivo do Sistema Integrado de Segurança e Patrulhamento Aéreo (Sispaer)  é zelar pela segurança operacional, da informação e aérea nas unidades prisionais de Minas Gerais.

A 2ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp) também servirá de espaço para aulas práticas do curso de Formação de Pilotos de Aeronaves Remotamente Pilotadas da Polícia Penal de Minas Gerais.

Fotos: Divulgação / Sejusp

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias