29.3 C
Itabira
segunda-feira, setembro 23, 2024

Obras de descaracterização em Itabira – Vale vai construir muro em volta de barragem no Bela Vista

A Vale divulgou que está trabalhando fortemente para incorporar as lições aprendidas de Brumadinho e construir um novo ciclo para mineração, comunidades, empregados e para a empresa.

“Para isso, investimos em projetos, em Itabira, para aumentar a segurança de nossas operações e da comunidade, como também, para diminuir a disposição de rejeito em barragens. Entre eles está a descaracterização de barragens​.”

Mas, afinal, o que é descaracterização?

É o processo que elimina as características ou função da barragem. Após as obras, a estrutura perde a capacidade de reter rejeitos e água, além de ser reincorporada ao relevo e ao meio ambiente.

As obras são importantes para dar mais segurança para as comunidades e operações da empresa, além de serem uma exigência legal.

Em 2020, descaracterizaram o dique Rio de Peixe da barragem Rio de Peixe. No mês de março de 2021 foram concluídas as obras de reforço do dique 2.

“As obras de descaracterização dos diques são adequações realizadas na estrutura para que ela perca a função de armazenar rejeito e água, como um reservatório.

Todas as estruturas (barragens, diques) construídas e alteadas pelo método construtivo a montante devem deixar de exercer a função de barramento, nos próximos anos, conforme legislação vigente.”

A empresa divulgou que em 2021, as atividades serão direcionadas para os diques da Barragem Pontal

“Em continuidade ao Plano de Descaracterização da Vale, divulgado em 2019, a empresa informa que vem discutindo com o Ministério Público de Minas Gerais e AECOM (auditoria externa indicada pelo MP) a forma mais tranquila e segura de cumprir a exigência legal no processo de descaracterização das estruturas construídas pelo método a montante da Barragem Pontal, do Complexo Itabira, em Minas Gerais.

A princípio, o processo deverá ser realizado em duas etapas, sendo a primeira delas a execução de atividades em área operacional da Vale. Essa primeira fase deve incluir o reforço dos diques 3 e 4, a descaracterização do dique 5 e a implantação de uma contenção a jusante da barragem Pontal, com o nome de Contenção Coqueirinho, na região da Lagoa Coqueirinho.

A segunda etapa, ainda em estudo, prevê a descaracterização dos diques Minervino e Cordão Nova Vista, da Barragem Pontal, e a construção de uma segunda contenção.

Para esta fase, visando à segurança dos moradores, está sendo considerada a remoção de pessoas e imóveis nos bairros Bela Vista e Nova Vista. As ações serão definidas conforme resultados dos estudos, sempre considerando o menor impacto possível para as comunidades.”

Antes do início das obras de descaracterização está prevista a Contenção Coqueirinho, ou seja, uma estrutura feita de tubos metálicos no solo, conectados por chapas soldadas fixadas em aço.

A contenção forma uma barreira na área operacional Vale, para garantir mais segurança às comunidades localizadas próximas à Barragem Pontal.

Assista aqui o vídeo: Clique na Imagem:
Vale.com/itabira
Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias