19.4 C
Itabira
sábado, abril 19, 2025

Vereadores vão a Belo Horizonte para se reunir com Bernardo Muncida – na pauta barragens

“Precisamos nos unir para minimizar os impactos das remoções”, diz Mucida durante encontro com vereadores itabiranos

O deputado estadual e vice-presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa, Bernardo Mucida, recebeu a visita dos vereadores de Itabira Júber Madeira, Bernardo Rosa e Carlos Henrique Oliveira na tarde desta quarta-feira (19). Eles se reuniram para debater as principais ações de apoio aos moradores dos bairros Bela Vista e Nova Vista quanto à possibilidade de remoção de aproximadamente 300 famílias, devido à descaracterização dos diques do Complexo do Pontal, pertencente à Vale.

A união de esforços, segundo Bernardo Mucida, é imprescindível para garantir o direito dos moradores, que estão muito apreensivos com a possibilidade de remoção e também pela falta de informações mais detalhadas por parte da Vale. Ainda de acordo com o parlamentar “o diálogo neste momento precisa ser constante, para que as ações sejam concretas e assertivas”.

“A Vale já sinalizou a possibilidade de remoção das famílias. O que precisamos fazer é encontrar maneiras de minimizar os impactos financeiros e sociais que estas remoções trarão aos moradores. Precisamos estar atentos, para que nenhum morador tenha prejuízo. Não podemos permitir que as pessoas sejam retiradas de suas casas e ainda sejam prejudicadas. Por isso, precisamos unir esforços, para que não tenhamos um problema ainda mais grave em nossa cidade”, defendeu o deputado.

O vereador Júber Madeira considerou como “essencial” a reunião com Bernardo Mucida na tarde desta quarta-feira. Segundo ele, a união de esforços junto ao deputado “eleva a discussão em nível estadual”.

“Quando se fala em descomissionamento e plano de remoção, a discussão está relacionada ao futuro da nossa cidade, ao futuro da nossa população e este é um assunto que muito nos preocupa. Com essa unidade [entre os vereadores e o deputado] queremos alcançar o objetivo maior, que é o futuro sustentável para Itabira”, destacou Júber Madeira.

De acordo com o vereador Bernardo Rosa, o momento é de reivindicar da mineradora não só um acordo mais justo e ações que minimizem os impactos causados com a possível remoção das famílias, mas o debate de uma cidade sustentável e menos impactada nos próximos anos. “Precisamos de maior empenho para que possamos ter no futuro não o monopólio da mineração em nossa região, o que de fato iremos perder”, avaliou o vereador.

Obras de descaracterização em Itabira – Vale vai construir muro em volta de barragem no Bela Vista

 

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.