O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) visitou os expositores da Feira Livre de Itabira na manhã deste sábado (22). Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), esta é a primeira vez que o mercado volta a funcionar desde março do ano passado. O Espaço Multiuso Etelvino Avelar, local da feira, foi preparado para receber os comerciantes e a população de acordo com as normas de segurança sanitária.
“A autorização para a reabertura da Feira Livre aconteceu depois de um estudo feito pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) e só foi possível porque conseguimos chegar na Onda Amarela do programa Minas Consciente. Ressaltamos que todas as medidas para a segurança dos feirantes e consumidores foram tomadas. Sabemos da importância da feira para que os pequenos produtores de Itabira possam comercializar seus produtos, principalmente nesse momento difícil de pandemia em que estamos vivendo”, disse o prefeito.
Enquanto Itabira permanecer na Onda Amarela do Minas Consciente, será permitida apenas a instalação de barracas de feirantes que comercializam gêneros alimentícios de primeira necessidade, como hortaliças, frutas, legumes e produtos processados de origem animal e vegetal. Todos os alimentos devem estar embalados para a exposição e comercialização, inclusive, a exposição de produtos fatiados e prontos para consumo está proibida. Além disso, o tempo máximo para compra é de 30 minutos.