24.5 C
Itabira
terça-feira, abril 8, 2025

Mucida apresenta requerimento na Comissão de Minas e Energia e cobra transparência da Vale 

O deputado estadual Bernardo Mucida apresentou requerimentos à Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa, da qual é vice-presidente, cobrando explicações da Vale sobre a possível remoção de 300 famílias nos bairros Bela Vista e Nova Vista, em Itabira. Após apresentar ofícios à mineradora, que não foram respondidos, o parlamentar voltou a pedir transparência por parte da empresa, mas desta vez com o apoio de outros deputados.
Em discurso no plenário na tarde desta terça-feira (25), Bernardo Mucida reforçou seu compromisso com os moradores que correm o risco de deixarem suas casas devido à descaracterização do complexo. A falta de informação, segundo o deputado, “é o que tem gerado insegurança e desconforto aos moradores”.
“Apesar de já ter oficiado a Vale, este ofício não foi respondido. Nem o meu, nem outros que foram feitos por autoridades do município de Itabira. O que a gente quer e cobra com muita firmeza é a transparência da Vale. A gente quer saber:  onde serão feitas as remoções? Quantas famílias exatamente deixarão suas casas? Qual é o projeto executivo? Quando começa a obra? Todos esses dados infelizmente permanecem ocultos”, cobrou o deputado.
Além da Vale, Bernardo Mucida apresentou requerimentos para a Agência Nacional de Mineração (ANM), Secretaria de Estado de Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Defensoria Pública. A necessidade de se manter a igualdade na defesa dos moradores atingidos no caso de realização de acordos com a Vale foi mais uma vez cobrada por ele.
“Há uma desigualdade absurda. De um lado você tem a maior empresa da América Latina, com todo o suporte jurídico, que pode contratar os melhores advogados do Brasil, para fazer o acompanhamento das suas causas. De outro, famílias que têm apenas a casa onde moram e que estão sujeitas à remoção. Quero falar isso com muita ênfase, porque isso não é uma história recente em nossa região. Em Itabira mesmo tem a Vila Paciência, um bairro fantasma onde a Vale comprou algumas casas e largou outras”, defendeu o deputado.

Leia também:

Obras de descaracterização em Itabira – Vale vai construir muro em volta de barragem no Bela Vista

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.