Uma delas é a capacitação para professores das redes pública e particular de ensino. A iniciativa será desenvolvida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), em parceria com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – campus Itabira.
Devido à pandemia, as ações serão realizadas de forma remota e com número de participantes limitado. Na segunda-feira (31/5), das 16h30 às 17h30, acontecerá a capacitação “Introdução ao desenvolvimento curricular: projetos integradores com ênfase ambiental” ministrada pela professora da Unifei – Itabira, Bianca Cabral Caldeira. Na terça-feira (1º/6), das 10h30 às 11h30, haverá a palestra “Introdução à educação ambiental à luz do direito” com a diretora de planejamento ambiental da SMMA, Flávia Alvim de Carvalho.
As inscrições podem ser feitas por meio de formulário disponível no site da Prefeitura (clique aqui) e os participantes receberão certificado. “Buscamos auxiliar na formação de crianças e adolescentes enquanto estudantes e cidadãos, para que tenhamos uma geração consciente e atuante na proteção do meio ambiente, esperançosos de que, em um futuro próximo, possamos desenvolver projetos em conjunto”, explicou o secretário responsável pela pasta, Denes Martins da Costa Lott.
Outras ações
Durante a Semana do Meio Ambiente, a SMMA e a Unifei também vão promover um ciclo de palestras com transmissão pelo YouTube, sempre às 18h. Confira a programação:
– terça-feira (1º) – “Mudanças climáticas e poluição urbana”, com a professora doutora Ana Carolina Vasques Freitas;
– quarta-feira (2) – “Gestão dos resíduos sólidos em tempo de pandemia: desafios e impactos”, com o diretor-presidente da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), Danilo Alvarenga Freitas;
– quinta-feira (3) – “Fechamento de mina”, com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Denes Lott.
Ao longo da semana, haverá plantio de mudas, lançamento de vídeo, oficinas e minicursos para estudantes da cidade. No sábado (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, as atividades acontecerão no Parque Estadual Mata do Limoeiro, no distrito de Ipoema.
A SMMA conta com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação (SME), Itaurb, Organização Não-Governamental (ONG) Engenheiros Sem Fronteiras, Projeto Maré Verde, professor Júlio César Batista Mattos e Associação de Moradores Protetores de Animais da Região de Itabira (Ampari).
Saiba mais sobre os palestrantes
– Ana Carolina Vasques Freitas é graduada em Física pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), possui mestrado e doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pós-doutorado em Ciências Atmosféricas pela Universidade São Paulo (USP). Foi pesquisadora visitante no Commonwealth Scientific and Research Organization (CSIRO) Oceans and Atmosphere – Austrália, sendo hoje pesquisadora associada deste centro de pesquisa. É pesquisadora colaboradora do Interdisciplinary Climate Investigation Center (USP), membro do corpo diretor da World Environmental Conservancy, Inc. (EUA) e do Instituto Espinhaço – Biodiversidade, Cultura e Desenvolvimento Socioambiental. Faz parte do corpo docente permanente do programa de Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA)/Unesp.
– Bianca Cabral Caldeira é professora da Unifei Itabira, mestre em Reprodução e Conservação de Animais Silvestres e doutoranda em Desenvolvimento Curricular e Formação de Professores pela Universidade do Minho (Portugal).
– Danilo Alvarenga Freitas é diretor-presidente da Itaurb, pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e possui MBA Executivo em Direito, Gestão e Business Law pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
– Denes Martins da Costa Lott é secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, advogado, consultor jurídico na área ambiental e minerária com experiência em políticas de sustentabilidade, licenciamento ambiental e licença social. Possui especialização em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e mestrado em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental pela UFOP. É autor do livro “O Fechamento de Mina e a Utilização da Contribuição Financeira por Exploração Mineral”.
– Flávia Alvim de Carvalho é diretora de planejamento ambiental da SMMA, advogada, secretária da Comissão Estadual de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Espírito Santo e especialista em Direito Público e em Direito Internacional. Também é autora do livro “Educação Ambiental à Luz do Direito – Uma introdução aos direitos difusos e coletivos de forma lúdica e acessível. Um caminho à conscientização”. Atualmente, é mestranda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) na área de concentração “Democracia, Liberdade e Cidadania”.