CDL participada da reunião do Comitê Intersetorial e busca informações para empresários. Recursos vão impactar a economia local e ajudar na reestruturação do comércio.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Itabira), Maurício Henrique Martins, solicitou na tarde desta segunda-feira (31), informações ao Governo municipal sobre os recursos que ficaram de serem liberados para os empresários da cidade, através de empréstimo, para amenizar os impactos causados pela pandemia do coronavirus. Maurício falou com o Assessor de Gestão, Programas e Metas da Prefeitura, Gabriel Duarte de Alvarenga Quintão, durante uma reunião do Comitê Intersetorial de Combate à Covid-19. Segundo informado, o empréstimo passará pela Câmara no próximo mês para que seja liberado.
Gabriel Quintão, que é presidente do Comitê, informou que no dia 10 de junho haverá uma reunião com a Comissão de Vereadores, para apresentar o projeto. Já no dia 15 de junho, espera-se a primeira votação, e no dia 22 a segunda votação. Não havendo entraves e o projeto sendo aprovado, no início de julho já estará em fase operacional. Estavam presentes na reunião os vereadores: Júber Madeira Gomes (líder do prefeito), Bernardo de Souza Rosa (vice-líder do prefeito) e José Júlio Rodrigues.
Maurício também cobrou sobre o perdão das dívidas e multas. Ele foi informado de que o caso será levado ao prefeito Marco Antônio Lage, para análise. A resposta ficou agendada para o início de julho, quando será informado sobre qual a decisão final do prefeito.
A reunião foi online, aconteceu às 16horas, com representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, CDL Itabira, Acita, OAB e Sindicato dos Empregados do Comércio. Foi uma reunião para passar informações para as entidades que fazem parte do Comitê Intersetorial.
“Foi informado sobre a situação que está a pandemia. Hoje os índices de ocupação da UTI – 77%, da enfermaria – 22% e o mais preocupante que é a taxa de transmissão, RT – 94%. Dos 48 leitos disponíveis de UTI, 37 estão ocupados,” explicou o presidente.
Segundo Maurício, a equipe do Governo assumiu o compromisso de não pegar o comércio de supressa com nenhuma medida restritiva: “O que temos de importante é que o Governo Municipal, através dos seus representantes, fez o compromisso de discutir com o Comitê Intersetorial todo assunto e decisões, para que o comércio se previna,” explicou o presidente da CDL.