18.8 C
Itabira
sexta-feira, novembro 22, 2024

São Gonçalo tem Atendimento Pós-Covid para população

Triagem dos pacientes e direcionamento através de clínico geral fazem parte das etapas de atendimento

Cuidar da população como um todo é compromisso da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo e diante dos desafios trazidos pela pandemia da Covid-19, a Secretaria de Saúde   implementou o serviço de Atendimento Pós-Covid para oferecer um suporte adequado para a superação das limitações provocadas pela infecção.

Os atendimentos aos pacientes que tiveram a doença já estavam sendo acompanhados pelas equipes de Equipe de Saúde da Família (ESF), pneumologista, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionista do Centro de Especialidades e de Reabilitação desde março. Contudo, foi avaliado a necessidade de captar esses pacientes mais precocemente. Dessa forma, foi inserido na equipe um clínico geral que será referência para o atendimento a esses pacientes captados pela equipe de monitoramento da doença.

Desde 1° de junho, a equipe foi reforçada com o atendimento de uma médica clínica geral, que faz o atendimento inicial e direciona os pacientes para os especialistas e Práticas Integrativas e complementares em saúde de acordo com suas necessidades.

A princípio, todos os pacientes que passaram por internação ou que ficaram em observação em unidades hospitalares por complicações da Covid-19 passarão pela avaliação (cerca de 66 pacientes). Também serão direcionados para o atendimento, aquelas pessoas que manifestaram a persistência dos sintomas durante o monitoramento dos casos testados positivos para a Covid (cerca de 44 pessoas).

Segundo a secretária da pasta, Renata Maria Guzzo Fonseca, na fase pós aguda da doença, uma parcela significativa dos pacientes apresentam diferentes comprometimentos e sintomas: musculoesqueléticos (fadiga muscular intensa, fraqueza muscular), repercussões pulmonares, dor, deficiências nutricionais, disfagias, alterações psicológicas, ansiedade, entre outros. Entretanto, casos leves da infecção também podem causar sintomas que impactam na funcionalidade.

“A grande importância desse serviço no município está em acolher esses pacientes de forma integral, minimizando as sequelas trazidas pela doença, proporcionando uma melhor qualidade de vida para os mesmos”, ressaltou Renata. Ela acrescentou ainda que caso esses pacientes pós covid tenham alguma necessidade, procure a unidade de saúde de referência para encaminhamentos ou ligue 3820-1917.

Nívia Martins/ACOM/PMSGRA

.

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias