Muitas manifestações nas redes sociais no final de semana, uma reunião agendada para hoje(12) no bairro Bálsamos, fizeram o prefeito Marco Lage recuar na decisão de implantar o Centro na região do bairro Ribeira.
O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) recebeu, na última quinta-feira (8), em Itabira, o secretário-adjunto de Segurança Pública de Minas Gerais, Jeferson Botelho, além da equipe da subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) e do Ministério Público. O objetivo é a construção do Centro Socioeducativo no município.
Segundo divulgado pela equipe do prefeito, o local onde deveria ser instalado o Centro Socioeducativo, seria na região do bairro Ribeira de Cima, a princípio, pelo parecer dos representantes do Estado, atende às exigências legais para a construção de uma unidade com capacidade para abrigar 90 jovens, sendo 70 na modalidade de internação e 20 em semiliberdade. O terreno disponibilizado para a obra é de propriedade da Companhia Vale, que já sinalizou a intenção de cessão de uma área com cerca de 20 mil m² para a construção do Centro.
A empresária Cibele Machado, moradora do bairro Bálsamos, fez uma live em suas redes sociais e divulgou em grupos de WhatsApp a falta de diálogo com moradores daquela região sobre o tema.
Veja um dos vídeos que viralizou no final de semana:
Neste domingo (11), à noite, a Prefeitura emitiu uma nota dizendo que o Centro não mais será construído naquele local.
“A Prefeitura de Itabira informa que o Centro Socioeducativo não será construído na região do bairro Ribeira de Cima. Na última semana, o prefeito Marco Antônio Lage e o secretário-adjunto de Segurança Pública de Minas Gerais, Jeferson Botelho, estiveram em um terreno no local para conhecer um dos possíveis lugares para abrigar o Centro. No entanto, a área já foi descartado para tal finalidade.
O Município estuda novos locais, fora do perímetro urbano, para a construção do Centro Socioeducativo de Itabira.”
Marco Antônio e equipe do Estado visitam terreno para construção de Centro Socioeducativo em Itabira