27.4 C
Itabira
quinta-feira, abril 3, 2025

Mulheres em sua diversidade são tema de mostra de fotografia

Iniciativa da ALMG busca minimizar o impacto econômico da pandemia no setor artístico.

Gênero, classe, raça, orientação sexual e vários outros marcadores sociais se entrecruzam nas experiências das mulheres de forma a tornar cada uma delas singular. Foi pensando nisso que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lançou, em março deste ano, o edital Minas Arte em Casa – Mulher no Plural: múltiplas perspectivasDas 400 mulheres que participaram da chamada, 60 tiveram fotografias selecionadas para uma exposição virtual que será lançada neste segundo semestre.

O edital buscava mulheres fotógrafas, profissionais e amadoras, que evidenciassem em seus trabalhos a multiplicidade de experiências sociais da condição feminina. As selecionadas vivem em diferentes regiões de Minas Gerais e utilizaram conceitos e técnicas fotográficas diversas em uma perfeita materialização da multiplicidade que o edital pretendia abarcar já em sua proposta original.

Os trabalhos selecionados serão expostos em galeria virtual hospedada no Portal da Assembleia, além de serem divulgados nos canais institucionais de comunicação e nos perfis da ALMG nas redes sociais. Além disso, todas as selecionadas receberam uma premiação em dinheiro no valor de R$ 1.490,22.

Direitos – A iniciativa faz parte das atividades do evento “Sempre Vivas: luta das mulheres em tempos de pandemia”, lançado pela Comissão dos Direitos da Mulher da ALMG em março, quando debates e palestras sobre os desafios para a igualdade de gênero e os obstáculos impostos pela pandemia foram realizados.

Edital é o terceiro voltado para a classe artístico-cultural durante a pandemia

Esse foi o terceiro edital do programa Minas Arte em Casa, criado pela ALMG em 2020 para diminuir o impacto econômico da pandemia no setor artístico-cultural. Logo no início da crise sanitária, o programa Assembleia Cultural, que já era um importante canal de diálogo e aproximação da Casa Legislativa, da classe artística e da população em geral, foi readequado para garantir renda aos artistas e cultura acessível a toda a população.

O primeiro edital beneficiou as artes cênicas e a música ao selecionar 65 apresentações que foram disponibilizadas pela TV Assembleia e pelas redes sociais do Assembleia Cultural ao longo do ano de 2020. Já o segundo foi vinculado ao evento de comemoração dos 300 anos de Minas Gerais. O produto final foi a exposição virtual de fotos “Minas Arte em Casa 300 anos de Minas Gerais”, lançada em dezembro de 2020.

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.