Duas igrejas se desligaram da denominação por sua visão teológica.
Duas congregações na Geórgia, a Asbury Memorial Church e Wesley Oak Church, ambas sediadas em Savannah, deixaram a Igreja Metodista Unida por causa de não apoiar a homossexualidade e se fundiram em uma igreja.
As instituições religiosas votaram em 2019 para se desligarem da Conferência Metodista da Geórgia do Sul. Asbury recebeu em média 287 participantes e se desfiliaram no ano passado.
Já a Wesly Oak recebeu em média 29 participantes e desfiliaram no início deste mês.
O pastor do Memorial de Asbury, Rev. William Hester, falou na segunda-feira que a decisão veio depois da conferência geral em 2019, onde votaram para manter sua posição teológica conservadora da Metodista em relação a homossexalidade.
“Ficou claro após este evento que a denominação não estava indo na direção que esperávamos. Desde que nos desfizemos no ano passado, o Asbury Memorial é uma igreja independente e não denominacional que continua a ser enraizada na teologia wesleyana”, disse Hester.
Igreja Metodista não consegue unir seus membros teologicamente
Quanto à sua fusão com a Wesly Oak, Hester disse que as duas igrejas estão unidas a muito tempo e concordaram em unir o seu ministério, por isso decidiram unir “esforços e recursos”.
A Igreja Metodista Unida vem debatendo a algum tempo sobre as questões LGBT, mesmo assim ela não conseguiu unir os que apoiam uma teologia liberal e nem os conservadores dentro da denominação.
O Rev. David Thompson, superintendente do distrito onde as igrejas eram filiadas, disse que a denominação não se alegra em ver as igrejas partirem, mas que entendem e que oram pelo futuro do seu ministério.
No próximo ano, eles irão realizar uma conferência geral, o que muitos acreditam que a instituição irá aprovar que as igrejas conservadoras se separem amigavelmente, informou o The Christian Post.