17.7 C
Itabira
sábado, novembro 23, 2024

REGIONAL DE SAÚDE DE ITABIRA SE APROXIMA DA MARCA DE MEIO MILHÃO DE DOSES DE VACINA CONTRA A COVID-19 DISTRIBUIDAS NA REGIÃO E FAZ ALERTA PELA 2ª DOSE 

As doses de imunizantes foram distribuídas para as microrregiões de Itabira, João Monlevade e Guanhães.

Nesta primeira quinzena de agosto a Regional recebeu a 34ª, 35ª e 36ª remessas de imunizantes, totalizando 31.942 mil doses recebidas e distribuídas aos 24 municípios de sua abrangência. Com este quantitativo estão sendo imunizadas as pessoas de 50 a 54 anos de idade; pessoas de 45 a 49 anos de idade; trabalhadores da indústria; caminhoneiros; pessoas com comorbidades e com deficiência permanente.

Já na 2ª quinzena de agosto, foram recebidas doses da 37ª e 38ª remessa, totalizando mais 13.233 mil doses, agora destinada para primeira dose dos trabalhadores da indústria (municípios que não atenderam 100% do grupo), caminhoneiros (municípios que não atenderam 100% do grupo), pessoas de 45 a 49 anos de idade, forças de segurança, salvamento e armadas.

De acordo com a Coordenação de Imunização da Regional de Saúde de Itabira, nesta quarta-feira (18/08), a Regional receberá doses referentes às 39ª e 40ª remessas, totalizando mais 20.456 mil doses, que serão distribuídas ainda no mês de agosto, destinadas à aplicação da primeira e da segunda dose de adultos acima de 18 anos.

O Diretor da Regional de Saúde, Geraldo Mauricio Marques, informou que o vacinômetro do estado aponta que a Regional já distribuiu até o momento 412.757 mil doses de vacinas contra a Covid-19.

“Só neste mês de agosto cerca de 65.631 mil doses já foram distribuídas, o que representa um avanço na distribuição de imunizantes na região, garantindo e ampliando a vacinação em nossa região. Precisamos agora é mobilizar a população para a importância da 2ª dose, para que a imunização fique completa”, pontuou o Diretor.

Distribuição

Para se adequar à logística de entrega de vacinas contra a covid-19 do Ministério da Saúde, que tem aumentando a periodicidade de envio das remessas, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) distribuirá os imunizantes conforme o seguinte planejamento:
– Remessas que chegam sexta-feira, sábado e domingo: serão distribuídas distribuição a partir de segunda-feira e continuidade nos dias seguintes;
– Remessas que chegam segunda e terça-feira: distribuição a partir de quarta-feira e continuidade nos dias seguintes;
– Remessas que chegam quarta e quinta-feira: distribuição a partir de sexta-feira e continuidade nos dias seguinte;

Alinhamento

A logística de envio das vacinas depende da articulação junto às 14 macrorregiões do estado, do alinhamento entre a SES-MG, as Forças de Segurança (Gabinete Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar), as 28 Unidades Regionais de Saúde e demais envolvidos, para que a entrega para os 853 municípios seja feita de forma ágil, sem comprometer a segurança dos imunizantes.

A cada remessa, é preciso elaborar as planilhas de distribuição para os municípios e os documentos com as recomendações para a administração das doses recebidas. Também são conferidos os lotes, a temperatura e os quantitativos de todas as vacinas recebidas, que são separadas por Unidades Regionais de Saúde e municípios.

Todo esse trabalho é feito, inclusive aos fins de semana, para que a operação seja a mais rápida possível, seguindo padrões de segurança e qualidade.

A SES-MG reforça o empenho de seus trabalhadores da saúde, que têm atuado na maior operação de vacinação da história de Minas Gerais, em que já foram distribuídas mais de 20,3 milhões de doses contra a covid-19 para todos os municípios mineiros

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias