19.9 C
Itabira
sábado, abril 5, 2025

Decreto Municipal autoriza retorno às aulas presenciais na rede pública de ensino em Itabira

De acordo com o Decreto o retorno poderá ser gradual a partir do dia 20 de setembro

A Prefeitura de Itabira divulgou, nesta sexta-feira (10), o Decreto Nº 1.376, que autoriza o retorno presencial, de forma híbrida, nas escolas municipais e estaduais, com revezamento de alunos. De acordo com o edital, o retorno presencial acontece gradualmente a partir do dia 20 de setembro e deve seguir o Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais, observando o contexto da pandemia da Covid-19, com orientações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) vem desenvolvendo ações para o retorno seguro das aulas presenciais na rede. Algumas unidades de educação infantil já retornaram em formato presencial, seguindo todo o protocolo de saúde e segurança, considerando o Plano Minas Consciente, do Governo de Minas Gerais.

A volta às escolas teve início no mês de agosto com a abertura de nove Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e unidades conveniadas. O retorno gradual foi para alunos do maternal II, com crianças de três a quatro anos incompletos. Toda a área escolar foi adaptada para receber os alunos de forma segura. Agora, com todos os professores já imunizados com a segunda dose da vacina contra a Covid, as escolas retornam de maneira gradual.

Segundo a secretária municipal de Educação, Luziene Lage, na segunda-feira que vem (13), mais 11 unidades de creches estarão retornando com o maternal II em sistema integral. Os demais alunos do ensino básico, do 1º e 2º períodos, devem retornar a partir do dia 27 de setembro. “Vamos trabalhar nas próximas semanas com toda tratativa para que o ensino híbrido possa realmente acontecer. Temos crianças que as famílias vão encaminhar para o ensino presencial, outras não. Então, é necessário o cuidado para termos o ensino a distância como opção. E o ensino presencial vai obedecer todos os protocolos, com plano de ação de cada unidade e com organização da acolhida dos profissionais e alunos”, relata a secretária.

Mais uma ação da SME foi o lançamento da cartilha “É hora de voltar a Escola”, com orientações de um retorno presencial escolar seguro durante a pandemia. A cartilha ilustrativa foi lançada em agosto e contém orientações fundamentais para os alunos. A ideia é instruir estudantes e familiares em relação às adaptações necessárias no ambiente escolar neste momento de pandemia da Covid-19. A cartilha terá uma versão impressa e também está disponível na versão digital, que pode ser baixada no site da Prefeitura de Itabira.

 

 

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.