Nesta segunda-feira (13), morreu o pastor David Yonggi Cho, fundador a Igreja do Evangelho Pleno de Yoido, considerada a “maior igreja do mundo” ligada à Assembleia de Deus, na Ilha de Yeouido, em Seul, Coreia do Sul.
O reverendo de 85 anos faleceu às 7h13 da manhã, em um hospital de Seul, onde havia sido tratado, desde que desmaiou devido a uma hemorragia cerebral em julho de 2020.
“Ele transmitiu o evangelho de esperança ao povo coreano que caiu em desespero após a Guerra da Coréia”, disse a Igreja em um comunicado. “Ele foi fundamental para o crescimento da igreja coreana, particularmente desenvolvendo a Igreja do Evangelho Pleno de Yoido como a maior igreja do mundo.”
O falecido pastor iniciou a sua igreja em Seul com cinco fiéis em 1958, quando a Coréia do Sul ainda lutava para se reconstruir das cinzas da Guerra da Coréia de 1950-53. Sob sua liderança, a instituição alcançou um crescimento explosivo e se tornou um símbolo do rápido crescimento do Cristianismo no que era até então um país profundamente confucionista.
Em 1993, a igreja tinha mais de 700.000 membros, tornando-se a maior congregação do mundo, de acordo com o Guinness World Records.
No entanto, oficiais da Igreja disseram que esse número de membros diminuiu para cerca de 600.000 e que não podem confirmar se ela continua sendo a maior do mundo.
Yonggi Cho nasceu em 14 de fevereiro de 1936, em Ulsan, Coreia do Sul. O reverendo deixa três filhos. Seu funeral está marcado para o próximo sábado (18).
Vários líderes religiosos de todo o mundo estão lamentando a morte do pastor nas redes socais.