21 C
Itabira
sexta-feira, novembro 22, 2024

TV Brasil homenageia ator Luis Gustavo com filme Casinha Pequenina

Comédia de Mazzaropi com Tarcísio Meira vai ao ar hoje, no Cine Retrô

TV Brasil apresenta hoje (21), em tributo ao ator Luis Gustavo – que faleceu neste domingo (19) -, o clássico Casinha Pequenina, de 1963. O filme será exibido no Cine Retrô, às 22h30, e homenageia o ator de 87 anos que interpretou o personagem Bento no clássico.

Em sua trajetória, Luis Gustavo atuou em papéis memoráveis na dramaturgia que são referência na história da televisão brasileira. Entre os principais, o protagonista Beto Rockfeller na novela homônima de 1968, produção da TV Tupi que revolucionou a linguagem televisiva.

Luis Gustavo também é lembrado por papéis cômicos. Ele fez o atrapalhado detetive Mario Fofoca, na trama de Elas por Elas (1982); o divertido estilista Victor Valentim, na primeira versão de Ti Ti Ti (1985); e o inescrupuloso radialista Juca Pirama, em O Salvador da Pátria (1989).

Outro personagem muito querido pelo público e presente na memória dos fãs é o tio Vavá, do humorístico Sai de Baixo (1996 a 2002). Criador do sitcom ao lado do diretor Daniel Filho, Luis Gustavo fez rir com o patriarca da família e síndico do fictício condomínio no Largo do Arouche, em São Paulo.

Natural de Gotemburgo, na Suécia, Luis Gustavo era filho de um diplomata espanhol e veio para o Brasil ainda na infância. Cunhado do autor de novelas Cassiano Gabus Mendes, pioneiro da televisão brasileira, o homenageado da emissora pública iniciou a carreira na extinta TV Tupi.

Com carisma e personalidade, o premiado artista atuou em mais de 50 produções nas telinhas, fez filmes e também peças de teatro. Ele era tio dos também atores Tato Gabus Mendes e Cássio Gabus Mendes. Luis Gustavo tratava um câncer desde 2018 e faleceu em Atibaia, cidade paulista onde residia há anos.

Início da trajetória nas telonas

Considerada a obra-prima do humorista Amácio Mazzaropi, a comédia Casinha Pequenina tem o término da escravidão como pano de fundo e mostra a luta contra os interesses de senhores de engenho. O longa é um dos maiores sucessos da filmografia do ator e diretor ao lado de Jeca Tatu, de 1959.

Em início de carreira, no segundo filme após uma ponta em O Sobrado (1956), o ator Luis Gustavo interpreta o personagem Bento, amigo do protagonista Nestor – papel do então estreante nas telonas Tarcísio Meira. O galã viveu o filho do casal Chico e Fifica, respectivamente, Amácio Mazzaropi e Geny Prado. Eles trabalham para o fazendeiro Coronel Pedro (Roberto Duval).

O rico produtor rural escravista envolve seu humilde empregado em uma tramoia. O colono de bom coração e sua família são coagidos em uma farsa para o patrão se livrar de duas mulheres que o chantageiam por causa de um assassinato do passado. Apesar do plano, o filho do colono se encanta por uma das mulheres e não acredita nas acusações que seu amigo tenta esclarecer.

Ficha técnica
País: Brasil
Ano: 1963
Gênero: comédia
Direção: Glauco Mirko Laurelli
Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Roberto Duval, Tarcísio Meira, Edgard Franco, Astrogildo Filho, Guy Loup, Luis Gustavo, Marly Marley, Marina Freire e Ingrid Tobias.
Duração: 95 min
Classificação: Livre
Serviço: Cine Retrô // Casinha Pequenina
» Terça-feira, 21 de setembro, às 22h30
» Quarta-feira, 22 de setembro, às 3h45
Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias