Processo será remoto, a partir das 14 horas, com participação de todos os estudantes da atual edição.
Estudantes que participam do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) escolhem, nesta quinta-feira (30), o tema que será debatido na edição de 2022. A reunião será realizada pelo aplicativo Zoom, entre 14h e 16h30, com transmissão pelo canal da Escola do Legislativo no YouTube.
O PJ Minas é um projeto de educação para cidadania, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais.
Três temas concorrem na votação: “Educação inclusiva: acessibilidade e sistemas alternativos de comunicação”; “Jovem e mercado de trabalho”; e “Saúde mental do jovem”. Esses assuntos foram pré-selecionados pelos próprios estudantes, mantendo-se, assim, o protagonismo deles na definição da temática do PJ Minas.
A votação remota, neste ano, permitirá que todos os jovens participem do processo, e não apenas os delegados eleitos para a Plenária Estadual, como ocorreu nas edições anteriores do PJ Minas. Na última, foram 120 votantes.
Desde que foram definidos, os temas vêm sendo debatidos nos polos regionais e há, até mesmo, uma espécie de campanha em defesa de cada um, realizada pelas redes sociais. Os estudantes também podem participar de uma ação no perfil do PJ Minas no Instagram, enviando vídeos em que explicam os motivos de sua escolha.
Rhaiany Serrano, do PJ Minas de Maria da Fé (Sul), já deu seu recado. Para ela, o tema “Jovem e mercado de trabalho” é mais relevante porque muitos jovens, quando terminam os estudos e buscam um trabalho, ficam um pouco perdidos, sem saber o que fazer ou como se comportar. “As discussões vão ser importantes para ajudar todos os jovens”, diz a estudante.
Já Victor Fernandes, estudante de Viçosa (Mata), optou pelo tema “Saúde mental do jovem”. No vídeo, ele argumenta que, num cenário de pandemia, é preciso pensar na saúde mental tanto pelo viés social quanto econômico, para embasar a criação de políticas públicas que possam amenizar o problema.
Um documento elaborado pela Consultoria da ALMG e disponível na página do PJ Minas no Portal da Assembleia traz informações úteis e relevantes sobre cada sugestão de tema e também tem servido como base para essas discussões locais.
Dinâmica – Logo no início da reunião, estudantes previamente escolhidos pelos polos do projeto farão a defesa de cada um dos temas. O tempo máximo é de doze minutos por tema, com a participação de até cinco estudantes em cada um deles.
Os jovens votarão por formulário específico, cujo link será enviado logo após as apresentações de defesa dos temas. O resultado será divulgado no mesmo dia, ao final dos trabalhos. A definição do tema dará início a diversas ações preparatórias, como o desenvolvimento de subtemas e da identidade visual do PJ Minas de 2022.
Câmaras novatas ainda podem se inscrever para 2022
Também se encerra na quinta-feira (30) o prazo de inscrição para câmaras que desejam ingressar no PJ Minas em 2022. O formulário e as informações sobre o processo estão disponíveis na página do PJ Minas. No ato da inscrição, cada câmara deverá indicar até três representantes. A inscrição vale apenas para câmaras novatas. Aquelas que já participam da edição 2020/2021 estão automaticamente inscritas no próximo ano.
Ajustes – A pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros desafios para a realização do PJ Minas em todas as regiões do Estado. Prazos foram dilatados para facilitar a participação, o que culminou, inclusive, na realização da 17ª edição em dois anos, 2020 e 2021, com o tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”.
O coordenador estadual do PJ Minas, Ricardo Moreira, explica que, mesmo com a ampliação de prazos e a flexibilização de etapas do projeto, algumas câmaras não conseguiram concluir todas as fases. Assim, o número total de municípios participantes caiu das 123 iniciais para 103. O número de câmaras ingressantes também foi ajustado para 26.
Quanto aos polos regionais, o número foi mantido em 17, mas houve alteração de nomes em três deles: Alto Jequitinhonha/Mucuri agora é Alto Jequitinhonha; Norte agora é União Norte; e Sul IV virou Conexão Sul. Todas as informações já foram atualizadas na página do PJ Minas no Portal da Assembleia.