17.8 C
Itabira
sexta-feira, novembro 22, 2024

Uruguai quer incentivar empréstimos com foco em meio ambiente

Uruguai planeja pressionar por empréstimos multilaterais mais baratos para países que implementam políticas ambientais fortes, disse Azucena Arbeleche, ministra de Economia e Finanças, enquanto o país se prepara para assumir a liderança de um importante comitê do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional.

“Isso se aplicaria não apenas a títulos emitidos em mercados de capitais, mas poderia incluir empréstimos desembolsados por agências multilaterais”, disse Arbeleche em entrevista na embaixada do Uruguai em Washington.

Como presidente do Comitê de Desenvolvimento a partir do próximo mês, Arbeleche disse que também ajudará países em desenvolvimento a obter financiamento para combater a mudança climática e “cumprir metas climáticas mais ambiciosas”, bem como promover um acesso mais equitativo às vacinas contra a Covid-19.

A iniciativa chega quando títulos verdes e atrelados à sustentabilidade ganham popularidade entre empresas e governos: até setembro, as emissões haviam subido para US$ 424 bilhões, segundo dados compilados pela Bloomberg.

O comitê é um fórum de nível ministerial do Banco Mundial e do FMI para buscar consenso intergovernamental sobre questões de desenvolvimento. Arbeleche presidirá o comitê até outubro de 2022.

O Uruguai trabalha em seu próprio título verde que lhe permitiria obter financiamento para gastos em geral, em vez de destinar fundos para programas ambientais ou sociais específicos, como tem sido o caso de títulos verdes soberanos vendidos por outros países, disse a ministra. Arbeleche não quis comentar sobre o prazo da emissão que, segundo ela, seria a primeira desse tipo no mercado de títulos soberanos.

O país também pode vender ainda este ano seu primeiro título denominado em iene em uma década. O governo uruguaio encerrou um roadshow preliminar com investidores japoneses há duas semanas, disse Herman Kamil, diretor da unidade de gestão de dívida do Ministério de Economia e Finanças.

“Ainda precisamos acertar as condições financeiras da possível emissão”, disse.

Durante a entrevista, a ministra disse que o país está no caminho para crescer 3,5% em 2021. “O Uruguai caminha para um ponto de inflexão na batalha contra a pandemia e já vemos sinais claros de que a recuperação está em andamento”, afirmou.

O Uruguai também conversa com outros países sobre possíveis pactos comerciais. Arbeleche está otimista de que Uruguai e China poderiam fechar um acordo de livre comércio.

Most Read from Bloomberg Businessweek

Yahoo

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias