Projeto de lei institui 2023 como o ano municipal do centenário de um homem à frente de seu tempo, conforme diz a justificativa da matéria
Personalidades itabiranas escolhidas pela Câmara Municipal de Itabira a cada ano emprestam seus nomes para marcar aquele período. 2021, por exemplo, é o ano municipal do centenário do Doutor Colombo Portocarrero de Alvarenga e de Dom Mário Teixeira Gurgel. Nesta terça-feira (30), os vereadores aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei que institui o ano municipal do centenário do ex-prefeito Daniel Jardim de Grisolia.
A matéria é de autoria do prefeito Marco Antônio Lage (PSB) que “reconhece o valor do homenageado pelo seu destaque, como ex-vereador, ex-prefeito, um homem à frente de seu tempo que transformava projetos em realidade”.
Daniel Jardim de Grisolia nasceu em Itabira de Mato Dentro em 12 de fevereiro de 1923. Filho do médico José de Grisolia, também prefeito e professor do Ginásio Sul-Americano e de Maria de Lourdes Jardim de Grisolia. Foi casado com Luiza Machado de Grisolia.
D.G., como era conhecido, iniciou na política pelo Partido Social Democrático (PSD) a partir de 1951. Virou história. Aos 28 anos de idade, elegeu-se vereador pelo PSD, com a popularidade em alta e no último ano de seu mandato, chegou à presidência da Câmara.
Em 1958 foi candidato a prefeito e se tornou o mais jovem prefeito da história de Itabira, com 34 anos. Em 1966, foi escolhido novamente para assumir a Prefeitura de Itabira.
Foi o itabirano que colocou em prática o Plano Diretor de Urbanização, em 1959. Conseguiu junto à estatal Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) o asfaltamento da rodovia que liga Itabira ao trevo da BR-381 e a realização do primeiro projeto de implantação do Distrito Industrial.
Também são obras do ex-prefeito a construção da Estação Rodoviária Genaro Mafra, Mercado Municipal Caio Martins da Costa, Cemitério da Paz e das avenidas João Pinheiro e Central (hoje denominada com Avenida Daniel Jardim de Grisolia). Em 1967 institui a bandeira da cidade de Itabira. Daniel Jardim de Grisolia faleceu em 19 de setembro de 1970, em Itabira.
AC/CMI