27.4 C
Itabira
quinta-feira, abril 3, 2025

Regional de Saúde de Itabira distribuirá 5ª remessa de vacinas pediátricas contra covid-19

Imunizantes seguem para os 24 municípios das microrregiões de Itabira, Guanhães e João Monlevade.

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira inicia, na próxima segunda-feira (07/02), a distribuição de 3.380 novas doses de vacina da Pfizer e 6.014 novas doses de vacina Coronavac para crianças, ambas para aplicação da primeira dose (D1), referentes à 5ª remessa de imunizantes pediátricos contra a covid-19, disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

OS 24 municípios que compões as microrregiões de Itabira, Guanhães e João Monlevade, e que pertencem à Regional já têm garantidos imunizantes para o esquema vacinal parcial (D1) de 32,31% das crianças do território, que possui uma população estimada, segundo o IBGE, de 38.031 mil crianças de 5 a 11 anos de idade na região.

Com a distribuição das novas doses no dia 07/02, próxima segunda-feira, a cobertura vacinal do público-alvo com a primeira dose (D1) chegará à 57,04% e com a segunda dose (D2) à 10,59%.

O Núcleo de Imunização da Regional de Itabira, já recebeu, segundo Juliana Porto Penna, referência técnica de Imunização, cerca de 8.260 doses da Pfizer pediátrica para aplicação da primeira dose (D1) e 8.060 doses da Coronavac destinadas para primeira (D1) e segunda dose (D2), quantidade suficiente para iniciar a vacinação de 12.290 mil crianças.

Ainda de acordo com o Núcleo de Imunização da Regional de Itabira, segundo a nota técnica do Ministério da Saúde (MS) a vacina pediátrica da Pfizer é diferente da aplicada em adultos. A dose para crianças é menor, com 0,2 ml, e tem intervalo entre a primeira dose (D1) e a segunda (D2) de 8 semanas. Já a Coronavac, a dose e a fórmula utilizadas em crianças e adultos são as mesmas, e o intervalo entre a D1 e a D2 é de 4 semanas.

A nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde, afirma também que a vacina contra a covid-19 não deve ser administrada junto a outras vacinas previstas no Plano Nacional de Imunização (PNI) do calendário infantil, sendo recomendado um intervalo de 15 dias para aplicação, por precaução.

 Distribuição

A Gerência Regional de Saúde de Itabira esclarece que depende do repasse das doses, por parte do Ministério da Saúde (MS), para fazer a distribuição aos municípios. O informe técnico enviado pelo Ministério com cada remessa já vem com a previsão do público que deve ser imunizado. Contudo, vale reforçar que os municípios têm autonomia na operacionalização da campanha, seguindo as recomendações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, estabelecendo o planejamento da vacinação conforme a realidade do território.

 Vacina de uso pediátrico

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), liberou em 16 de dezembro de 2021, o uso do imunizante da Pfizer para crianças entre 5 e 11 anos.  Com metade da dosagem para adultos, a vacina também é aplicada com duas doses. Já o imunizante CoronaVac foi aprovado no dia 20 de janeiro de 2022, e poderá ser aplicado em crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos – exceto em casos de menores imunossuprimidos (com baixa imunidade). A decisão foi tomada durante reunião extraordinária da diretoria colegiada. Mais informações estão disponíveis no portal da anvisa no endereço eletrônico www.anvisa.gov.br

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.