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sábado, setembro 28, 2024

São Gonçalo implanta a Equoterapia para atendimento na Educação

Projeto é pioneiro na região para o atendimento a crianças com necessidades especiais

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo iniciou, na manhã desta sexta-feira (8), o atendimento a crianças portadoras de necessidades especiais através da Equoterapia, com aula inaugural no Parque de Exposições Edirlei Márcio Moreira Lacerda.

Esse é mais um atendimento inovador para a população, já que em nossa região não há oferta deste tipo de serviço. Inicialmente serão atendidas 44 crianças selecionadas por meio do Núcleo de Atividades Integradas Especiais (NAIE) e que já estão em atendimento. As crianças serão divididas em quatro turmas.

Durante a apresentação das atividades, foram realizadas demonstrações com o cavalo (que atende pelo nome de Futuro), e com algumas crianças que serão atendidas pelo projeto. Há cerca de um ano o cavalo, que é de grande porte, passa por treinamento e condicionamento específico. Ele apresenta ótimas condições de saúde e está sob constante cuidado de um veterinário.

Presente na apresentação do projeto, o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos destacou que o foco da administração municipal é na educação e no bem estar das pessoas através do desenvolvimento econômico e na geração de empregos, que promovem qualidade de vida para a população são-gonçalense.

O projeto

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como agente promotor do desenvolvimento humano. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, aprendizado e auto estima. Nesta atividade, o praticante (como é chamado o paciente) participa de sua reabilitação e o cavalo atua como instrumento didático-pedagógico no processo terapêutico adotado.

Na Secretaria Municipal de Educação, o programa básico da Equoterapia que será desenvolvido é o de Educação e Reeducação, com abordagem individual e planejada das técnicas terapêuticas e psicopedagógicas desenvolvidas pela equipe de profissionais responsáveis pelo projeto.

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