22.7 C
Itabira
domingo, abril 20, 2025

Putin exige que igreja russa em Jerusalém tenha controle sob terreno

Juiz determina que primeiro-ministro Bennett decidirá sobre a posse de igreja em Jerusalém.

Através de uma carta entregue ao primeiro-ministro Naftali Bennett no domingo (17), o ditador Vladimir Putin exigiu que Israel concedesse à Rússia o controle do Pátio da Igreja Alexander em Jerusalém, como o governo israelense anterior havia prometido.

Transferir a propriedade da terra do Pátio Alexandre, também conhecido como Igreja Alexander Nevsky, pode causar problemas diplomáticos para Israel em um momento em que seus aliados ocidentais têm sancionado a Rússia sobre sua invasão da Ucrânia.

O ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu prometeu a Putin que a Rússia poderia assumir o marco em 2020, como um de uma série de gestos destinados a ajudar a libertar Naama Issachar, uma mulher israelense presa em uma prisão russa por posse de drogas.

Segundo The Jerusalem Post, logo depois, o comissário do Registro de Terras de Israel listou o governo russo como o dono da igreja. O pátio tinha sido parte de uma disputa entre organizações da Igreja Ortodoxa.

O juiz do Tribunal Distrital de Jerusalém Mordechai Kaduri cancelou a transferência de propriedade para o governo russo em março. O governo israelense argumentou que a Rússia é a sucessora do Governo Imperial Russo, que foi registrado como proprietário durante o governo otomano.

A Sociedade Palestina Ortodoxa da Terra Santa, que possuía o local até ser concedido ao atual governo russo, protestou, argumentando que a transferência de propriedade era política. Por fim, Kaduri disse que o primeiro-ministro Naftali Bennett teria que decidir, por ser uma questão diplomática.

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.