É a primeira vez que o país africano elege um evangélico, apesar de 85% de sua população se considerar cristã.
William Ruto, empresário evangélico que cresceu recentemente na vida política, é o mais novo presidente do Quênia nos próximos anos.
De acordo com informações, William era chamado de “deputado Jesus” pelos seus adversários e orou juntamente com sua esposa Rachel, agradecendo a Deus pela vitória que teve nas eleições com cerca de 7,1 milhões de votos.
Ruto teve papel relevante nessas eleições, pois se dedicou a encerrar o poder de famílias dominantes no Quênia, os Odingas e Kenyattas.
Além disso, é a primeira vez que o país africano elege um evangélico, apesar de 85% de sua população se considerar cristã.
William tem como prática sua fé e ela foi associada à sua carreira política. Isso porque, Ruto contou com o apoio de um jovem pastor popular para ganhar os votos dos fiéis.
Mais do que essa estratégia, William citou reuniões de oração que são lideradas por sua esposa e falou também sobre sabedoria de Deus em sua posse.
Apesar de ter sido eleito pelo povo cristão de seu país, Ruto se aproximou dos muçulmanos locais que são moderados e se comprometeu a não pautar temas progressistas como união de pessoas com o mesmo sexo, entre outros.
O analista político Macharia Munene explicou sobre a vantagem de Ruto sobre os adversários nessas eleições.
“Seu oponente Raila Odinga errou quando falou do cristianismo como lavagem cerebral e quando sua esposa Ida falou sobre a regulamentação das igrejas. Todas essas declarações trabalharam a favor de Ruto em termos de votação”, avaliou Munene.
Gospel Prime