Recomposição da cobertura vegetal cumpre uma das condicionantes do licenciamento da Estação de Tratamento de Água
Neste mês de outubro o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira realizou o plantio de 640 mudas de árvores nativas próximo à Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza. A reconstituição da flora é realizada em um espaço total de 940m² e recompensa os impactos ocasionados pelas intervenções na Área de Preservação Permanente (APA) em virtude de condicionante ambiental da ETA Chapada.
A escolha da área foi estratégica e decidida em conjunto entre técnicos do Saae e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ainda em 2021. Uma equipe multidisciplinar composta por bióloga, ecólogo e engenheira ambiental promoveu uma visita técnica para avaliação e definição dos melhores métodos a serem empregados no Projeto Técnico de Reconstituição da Flora (PTRF).
O monitoramento da área será realizado semestralmente durante os próximos quatro anos por uma empresa licenciada. “Essa é uma estratégia para resgatar parte da biodiversidade perdida naquele local. O plantio dessas mudas proporcionará a proteção da margem direita da lagoa e, consequentemente, preservará a qualidade água”, comentou a diretora presidente do Saae, Karina Lobo.