O resultado do pleito, que vinha sendo adiado há diversos dias, saiu agora há pouco. Em uma votação apertada, o petebista levou a melhor contra Reinaldo Lacerda (PSDB) pelo placar de 9 a 8. O vice-presidente será Luciano Sobrinho, do MDB. Também compõem a nova mesa diretora da Casa do Legislativo Júlio Contador (1º secretário), do PTB, e Tãozinho Leite (2º secretário), do Patriotas.
A eleição seria realizada na manhã da última sexta-feira (25), porém, um dia antes, uma portaria divulgada pelo atual presidente, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB), havia transferido a eleição para esta terça-feira (29), sem maiores justificativas. Além da arbitrariedade da medida, nove vereadores apontaram duas situações gravíssimas em meio a todo o caos: uma indetificação eletrônica da portaria oriunda do gabinete do prefeito Marco Antônio Lage (PSB) e a numeração do documento, semelhante a outra divulgada há mais de duas semanas, sobre um tema totalmente diferente.
A vitória da chapa, válida pelo próximo biênio (2023 e 2024), representa uma derrota da Prefeitura Municipal e sua base na Câmara de Itabira. Heraldo e Luciano Sobrinho fazem parte do bloco de oposição, que também conta com Neidson Freitas (MDB), Rose Félix (MDB) e Sidney do Salão (PTB).
O pleito que definiu o substituto do vereador Vetão (PSB), não foi nada tranquilo. Enquanto a oposição pretendia realizar a votação já na semana passada, o bloco governista adiou o pleito o quanto pôde. O próprio Vetão teve de enfrentar protestos de outros colegas de Câmara de Itabira devido a manobras realizadas nos últimos dias.