20.5 C
Itabira
quarta-feira, abril 16, 2025

Palácio da Liberdade estará aberto à visitação durante o Natal da Mineiridade

Horário será ampliado até 23/12; Palácio também recebe exposição de presépios do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha

O Palácio da Liberdade tem horário de funcionamento especial a partir desta quarta-feira (7/12), e o público que visita o complexo cultural da Praça da Liberdade pode conhecer o interior do palácio de quarta a sexta-feira, das 14h às 17h, e aos fins de semana, das 10h às 15h. O horário foi ampliado em função do Natal da Mineridade, e segue dessa forma até 23/12. O acesso aos jardins durante esse período é das 14h às 22h. De 24/12 até 1/1/2023, o espaço estará fechado.

As visitas ao interior do Palácio da Liberdade são gratuitas, com inscrição a cada hora, por ordem de chegada, respeitando o limite de 50 pessoas por vez no interior de edificação. Para quem quiser conhecer um pouco mais, o Palácio da Liberdade oferece, através da APPA – Arte e Cultura, visitas mediadas com duração de uma hora às quartas, quintas e sextas-feiras, sempre às 16h30, e aos sábados e domingos, às 10h e às 15h. As inscrições também serão por ordem de chegada.

imagens Vitor Cruz

O Cine Humberto Mauro também integra a programação do Natal da Mineiridade com uma exibição especial gratuita no Palácio da Liberdade do filme “Natal Branco” (1954), de Michael Curtiz, em 14/12, às 19h. Um telão será instalado na tenda da área externa do palácio, e a entrada é livre.

 Exposição de presépios

imagens Vitor Cruz

A visita ao Palácio da Liberdade também dá acesso à exposição “Uma Noite Sagrada – Presépios de Minas Gerais”, realizada pela Fundação Clóvis Salgado (FCS) em parceria com o Centro de Artesanato Mineiro (Ceart) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), por meio da Diretoria de Artesanato. Utilizando diferentes materiais e suportes, os presépios foram concebidos por artesãos de cidades do Norte de Minas Gerais, incluindo a região do Vale do Jequitinhonha. A mostra faz parte das celebrações do Natal da Mineiridade, ações programadas em diferentes espaços públicos e culturais da cidade.

A exposição conta com um recorte específico sobre o Norte de Minas e o Vale Jequitinhonha, região rica em artesanato tradicional. Cada presépio expressa o simbolismo da fé católica, com suas próprias características, refletindo personagens presentes no cotidiano de cada artista: o pescador, o violeiro, o lavrador, o barqueiro, os bichos, entre outros.

O acervo apresenta cerca de 40 peças, elaboradas com exclusividade para o evento, e contempla as cidades de Araçuaí, Caraí, Felício dos Santos, Itaobim, Jenipapo de Minas, Minas Novas, Pedra Azul, Ponto dos Volantes, no Vale Jequitinhonha, e Curral de Dentro, Januária, Salinas, São João do Paraíso e Taiobeiras, no Norte de Minas. As peças foram elaboradas com diversas matérias-primas como a argila, fibras naturais, cabaça, ferro e materiais reciclados. Algumas obras também possuem diferentes técnicas tradicionais, como o bordado e o crochê.

Após o fim da exposição, em 06/1/2023, o acervo estará disponível para a venda no Centro do Artesanato Mineiro, no Palácio das Artes.

Agora sob gestão da Fundação Clóvis Salgado, o Palácio da Liberdade segue com a proposta de se consolidar como um espaço cultural que ofereça a diversidade da produção de Minas Gerais na capital, acolhendo as mais variadas manifestações artísticas.

Crédito das fotos nas imagens Vitor Cruz

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.