Os dirigentes de clubes de futebol amador de Itabira participaram de um encontro na Liga Itabirana de Futebol Amador – Lifa, na noite desta terça-feira.
O encontro serviu para a realização de entregas de kits com material de limpeza para uniformes dos jogadores que participaram do campeonato de futebol amador promovido pela Lifa em 2022.
“Pode parecer estranho entregarmos material para higienização de uniformes depois do término do campeonato, mas conforme dissemos, todo o planejamento foi feito muito rápido devido ao tempo escasso para a realização do evento”, disse Ricardo de Freitas, presidente da instituição.
O Secretário Geral, Silvio Andrade destacou outros eventos: “Em 12 meses, realizamos a Copa Luiz Miranda, o Campeonato Sub-20, o Campeonato Distrital Carlito da Farmácia e o Campeonato Amador Eduardo Maluf. Todos os eventos foram realizados de forma extremamente satisfatória e infelizmente, alguns atrasos ocorreram e a entrega destes insumos foi uma das poucas ações que não foram do nosso desejo”.
Os dirigentes dos clubes demonstraram satisfação ao receber os insumos, pois poderão usar para a limpeza dos uniformes dos jogos que virão, em especial jogos não oficiais e jogos-treinos para os campeonatos que em breve vão iniciar.
De acordo com Silvio Andrade, a economia irá acontecer do mesmo jeito: “Os clubes vão deixar de gastar receita do caixa e economizar com estes produtos”. Ricardo salientou que os planejamentos para os próximos campeonatos já estão em fase avançada e estão sendo iniciadas as discussões. De acordo com o presidente “há tempo para montarmos e executarmos todo o projeto e que, evitará qualquer tipo de atraso”.
Natália Lacerda, Secretária de Esportes Lazer e Juventude, não pôde comparecer e enviou o diretor da Secretaria, Filipe Dias. Por meio de nota, ela disse que “…é uma parceria que só tem crescido. Foi preconizado pelo prefeito Marco Antônio Lage (PSB) que deveríamos retornar com o futebol amador para o patamar que ele representa, não apenas para o município, mas também para a cultura da sociedade itabirana. O encontro de hoje foi de extrema importância para fomentar a discussão e a avaliação das ações que aconteceram. É muito válido ter essa abertura, esse encontro constante; escutar as sugestões, críticas dos dirigentes, que trazem dos seus atletas, das suas comissões, dos familiares que acompanham os seus times nos seus bairros. Enfim, um encontro de ideias que só alavanca a qualidade dos nossos campeonatos e que são exemplos para outras modalidades esportivas de nossa cidade”, disse Natália.
Ricardo de Freitas lembrou que os próximos campeonatos continuarão cumprindo o desejo dos diretores da Lifa, ou seja, o retorno das famílias aos campos de futebol: “Vimos isso em 2021 na Copa Luiz Miranda e também nos outros campeonatos no ano passado. Na final do Amador não apenas homens, mas crianças e mulheres ajudaram a crescer ainda mais a festa, demonstrando que as famílias estão valorizando o evento esportivo. Neste ano, queremos aumentar essa participação familiar e assim será”, finalizou o presidente da Lifa.