22.2 C
Itabira
quarta-feira, abril 2, 2025

Esmeraldas começa a receber veículos e máquinas para fortalecimento das ações de agricultura e meio ambiente

Novos equipamentos vão contribuir para melhoria da mobilidade, gestão ambiental e desenvolvimento local

O município de Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), começou a receber novos veículos e máquinas que vão contribuir para fortalecer diversos serviços prestados pela da prefeitura à população.

No total, estão previstas as entregas de 14 novos equipamentos para a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Esmeraldas, entre caminhões, caminhonetes, carregadeiras, motoniveladora, entre outros. Os três primeiros produtos repassados à prefeitura foram uma mini-carregadeira e duas caminhonetes. As próximas entregas estão previstas para maio e, também, vão ocorrer repasses ao longo de 2023 até 2024.

A iniciativa está sendo custeada com recursos do Acordo de Reparação ao rompimento da Vale, em Brumadinho. O valor total estimado do projeto é de R$ 7.398.102,50, e o prazo para conclusão é junho de 2024. A execução é uma obrigação da mineradora.

Esmeraldas conta com uma grande área rural e os novos equipamentos vão contribuir para melhoria da mobilidade, da gestão ambiental e para o desenvolvimento local. O objetivo é que os veículos e equipamentos fortaleçam os serviços prestados pela Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, agilizando os atendimentos, as visitas técnicas e as fiscalizações ambientais e agrícolas no território municipal, além de todo suporte à população nos períodos de chuva.

Antes do início do projeto, a secretaria contava apenas com um carro disponível, sendo este cedido pela Secretaria Municipal de Obras. Os novos veículos e equipamentos também vão contribuir, de forma complementar, com as ações já em andamento, realizadas com o maquinário entregue no âmbito do projeto “Manutenção de Estradas Rurais”, também contido no Programa de Reparação Socioeconômica do Acordo de Reparação.

Reparação socioeconômica

Esmeraldas é um dos 26 municípios considerados atingidos pelo rompimento das barragens da Vale, em Brumadinho, ocorrido em 25 de janeiro de 2019, que tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos ambientais, econômicos e sociais.

O projeto “Compra de Equipamentos para Melhoria das Atividades da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável” é referente ao Programa de Reparação Socioeconômica (Anexo I.3) do Termo de Reparação e foi definido após a Consulta Popular, realizada na região atingida.

Este é o primeiro projeto da Consulta Popular iniciado em Esmeraldas. A autorização para a aquisição dos equipamentos foi emitida em julho de 2022 pelos compromitentes do Termo de Reparação – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DP-MG) –. O andamento do projeto é acompanhado pela auditoria da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Atualmente, Esmeraldas conta com dez projetos de fortalecimento dos serviços públicos em execução, entre eles a pavimentação do trecho da MG-060, entre Esmeraldas e São José da Varginha. O acompanhamento da obra na estrada pode ser acessado neste link.

A execução das iniciativas de reparação socioeconômica pode ser acompanhada no portal da auditoria da Fundação Getúlio Vargas.

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.