“Custeio beneficia a classe média e um segmento de empresários específico”, avalia especialista em mobilidade urbana da Empresa 1
Apesar de possíveis melhorias para a economia e a indústria brasileiras, as medidas anunciadas pelo Governo Federal na última quinta-feira, 25, para diminuir os impostos sobre o preço dos carros no país trazem luz a discussões relevantes: mais carros na rua impacta na diminuição do uso do transporte público e, consequentemente, trânsitos intensos, baixa qualidade de vida da população, mais acidentes e aumento das emissões de poluição na atmosfera.
“Não podemos deixar de lado as questões sociais e ambientais que são urgentes no Brasil. O subsídio, que é dito para aquisição de carro popular, não é nada popular, pois a maioria da população não possui renda para aquisição desses veículos. Esse custeio beneficia a classe média e um segmento de empresários específico. Esse apoio do governo poderia ser investido em subsídio de tarifa de transporte para estudantes, trabalhadores e para a classe social que não tem acesso ao transporte. É primordial o uso eficiente do espaço público, uma vez que as ruas não comportam mais carros e esse aumento favorece a crescente de acidentes de trânsito”, avalia Fábio Ferreira, CEO da Empresa 1, centro de inovação em mobilidade urbana.
Para o executivo, além das questões sociais, que precisam de atenção especial, há também o ponto ambiental: “o país tem potencial para ser protagonista mundial nas iniciativas e soluções contra as mudanças climáticas. Em um momento onde é essencial descarbonizar a economia, seguimos na contramão, medidas como a isenção de imposto incentivam exatamente mais emissão de CO₂ na atmosfera”, acrescenta.
Dados do Ipea indicam que, em média, são necessários 48 carros para transportar a mesma quantidade de pessoas que trafegaria em um ônibus e, ao optar pelo carro, cada pessoa lança 7 vezes mais gás carbônico na atmosfera do que se usasse um coletivo urbano.
Sobre a Empresa 1 – Pioneira do sistema de bilhetagem digital para transporte público no Brasil, a Empresa 1 é um centro de inovação em mobilidade urbana que, desde 1997, vem desenvolvendo tecnologias que agilizam os processos do serviço de transporte público, facilitam a circulação de pessoas pelas cidades e evitam fraudes no setor. A companhia é parte do Grupo Volaris e do coletivo Modaxo pela inovação no transporte de pessoas, atende mais de 150 cidades no Brasil, no México e na Guatemala, supervisiona 76 datacenters, tem 18 milhões de cartões inteligentes em uso, faz 20 milhões de certificações de crédito por dia e gera 218 milhões de imagens biométricas por mês. A Empresa 1 também é vencedora de dois prêmios da UITP – Associação Internacional do Transporte Público, nas categorias Comprometimento Político (2011) e Inovação Tecnológica (2013). Saiba mais em www.empresa1.com.br.
Anne Morais