Rede Mater Dei de Saúde disponibiliza equipe multidisciplinar e exames de média e alta complexidade para tratar as mais variadas patologias que podem afetar essas regiões do corpo.
Julho é o mês da conscientização sobre os cânceres de cabeça e pescoço, lembrado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) com o objetivo de alertar a população para sintomas e, principalmente, para a prevenção de doenças nessas regiões do corpo. Pensando nas diversas questões que podem afetar cabeça e pescoço, a Rede Mater Dei de Saúde mantém uma equipe multidisciplinar para que o(a) paciente tenha acesso a uma linha especial de cuidados, que vai desde consultas e exames iniciais, de investigação, até tratamentos mais modernos, com a estrutura hospitalar de alta complexidade à disposição para os procedimentos que se fizerem necessários
De acordo com o médico e cirurgião de cabeça e pescoço da Rede Mater Dei, Henrique Perez, que acaba de se unir à equipe de Enaldo Lopes de Oliveira, coordenador de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da rede hospitalar, a especialidade abarca uma grande variedade de condições, como tumores benignos e malignos, infecções, distúrbios hormonais, traumas e deformidades congênitas.
“Por trabalharmos com doenças e lesões que afetam a cabeça, o pescoço e as glândulas salivares, tireoide e paratireoides, mantemos uma estreita colaboração com outros especialistas médicos, como oncologistas, radiologistas e patologistas, para oferecer um tratamento completo e eficaz aos(às) pacientes, com foco na restauração da saúde e função das áreas que eventualmente sejam afetadas”, diz.
A equipe da Rede Mater Dei adota técnicas cirúrgicas avançadas para realizar procedimentos como remoção de tumores, reconstrução facial e associação de técnicas modernas como as cirurgias vídeo-assistidas, endoscópicas e a cirurgia robótica. “Alguns exemplos são a tireoidectomia, que é a remoção da tireoide, e a paratireoidectomia, que é a remoção de uma ou mais glândulas paratireoides. Os especialistas em cirurgia de cabeça e pescoço também podem realizar cirurgias para corrigir problemas na boca, garganta e laringe, como a remoção de nódulos nas cordas vocais e tumores da boca e da garganta”, ressalta Perez.
Atendimento na Mater Dei
Por meio da linha de cuidado de Cabeça e Pescoço no Mais Saúde – Ambulatórios e Cuidados Continuados – o primeiro passo é uma consulta com especialistas na área. Os pacientes têm à disposição equipe multiprofissional, estrutura, parque tecnológico completo para exames e procedimentos cirúrgicos para um atendimento personalizado para o melhor diagnóstico e tratamento.
Marcação de consulta:
Por meio do Meu Mater Dei, o paciente tem acesso fácil e rápido à agenda dos médicos para marcação de consulta.
Acesse: meu.materdei.com.br
Um dos aspectos considerados pela SBCCP é o fator de risco, ou seja, a possibilidade de uma pessoa sadia, exposta a determinados fatores ambientais ou hereditários, desenvolver doenças. No caso das patologias que atingem essa região do corpo está a associação de bebidas alcoólicas com o fumo, por exemplo, que aumenta a chance do surgimento de câncer na cavidade oral, ou a exposição solar prolongada pode ser uma das causas do câncer de pele.
Veja alguns fatores de risco mais comuns para desenvolvimento de cânceres de cabeça e pescoço:
Câncer de cavidade oral (boca)
• Tabagismo • Consumo excessivo de álcool • Exposição ao sol sem uso de protetor labialCâncer de tireoide
• História de irradiação do pescoço (por exemplo: radioterapia prévia) • História familiar de câncer de tireoideCâncer de laringe
• Tabaco (cigarros, charutos, cachimbos, narguilés e produtos feitos por rolos) • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas • Exposição ocupacional de alguns elementos como pó de madeira, produtos químicos utilizados na metalurgia, petróleo, plásticos, indústrias têxteis e o amiantoCâncer de pele
• Exposição prolongada ao sol (raios ultravioletas – UV) • Exposição ao sol sem uso de protetor solar • Exposição a câmaras de bronzeamento artificial • História familiar de câncer de peleFonte: SBCCP
Sobre a Rede Mater Dei de Saúde
Somos uma rede de saúde completa, com 43 anos de vida, cuidando da saúde dos moradores de Belo Horizonte, tendo o paciente no centro de tudo e ancorada em três princípios: inteligência e humanização como pilares do atendimento; tecnologia como apoio da excelência; e solidez das governanças clínica e corporativa. Nossos serviços médico-hospitalares estão disponíveis para toda a família, em todas as fases da vida, com qualidade assistencial e profissionais altamente capacitados e especializados. Estamos em expansão, levando para mais pessoas o Jeito Mater Dei de Cuidar e de Acolher. Nossa premissa é valorizar a vida dos nossos pacientes em cada atendimento, disponibilizando o melhor que a medicina pode oferecer.
Unidades:
Minas Gerais: Hospital Mater Dei Santo Agostinho, Hospital Mater Dei Contorno, Hospital Mater Dei Betim-Contagem, Hospital Mater Dei Santa Genoveva, CDI Imagem e Hospital Mater Dei Santa Clara;
Bahia: Hospital Mater Dei Salvador e Hospital Mater Dei Emec; Goiás: Hospital Mater Dei Premium; Pará: Hospital Mater Dei Porto Dias.