24.9 C
Itabira
sexta-feira, abril 18, 2025

“Primeiro passo para soluções em saúde é a educação”, destaca neurologista Tiago Alvarenga

O médico é o responsável pelo sucesso da 3ª edição do Simpósio do Centro Itabirano de Neurociências, evento realizado em parceria com o HNSD

Na última sexta-feira (29), no auditório da Funcesi, aconteceu o III Simpósio do Centro Itabirano de Neurociências, organizado pelo neurologista Tiago Alvarenga em parceria com o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) e apoio da Prefeitura Municipal de Itabira. “Eu considero que esta terceira edição foi muito bem sucedida. Não imaginava que teriam tantas pessoas interessadas e motivadas a participar, me senti honrado com a presença de todas elas”, comemorou o neurologista.

Com o tema “Interação Cérebro Coração”, o evento recebeu diferentes profissionais e acadêmicos da área de saúde para assistir a apresentações de e-poster por alunos dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia, além de uma palestra magna mediada por Tiago Alvarenga.

Os cinco trabalhos apresentados pelos estudantes foram julgados por especialistas, entre eles o fisioterapeuta do HNSD, Luiz Alves. Com 15 anos de experiência profissional, Luiz contou que a experiência foi gratificante e rica. “Eles trouxeram casos e informações que são vivenciados pelos profissionais de saúde do hospital na rotina cotidiana. Essas apresentações estimulam os acadêmicos a estudarem e conhecerem o dia a dia do atendimento em saúde. Bem como entenderem a importância de uma equipe verdadeiramente multidisciplinar nos tratamentos de pessoas com doenças neurológicas”, pontuou.

Para Tiago Alvarenga, esse tipo de incentivo aos alunos é indispensável: “Os trabalhos acadêmicos foram de altíssimo gabarito, o que foi reforçado pela banca de juízes. Isso é importante na formação do aluno e do futuro profissional para ele atuar na saúde pensando em melhorias e em soluções diferentes para problemas antigos”.

Palestra divertida e interativa

Depois das apresentações, foi a vez de Tiago Alvarenga conduzir a palestra magna recebendo convidados para falarem de todo o processo de diagnóstico e acompanhamento do AVC, passando por assuntos como o funcionamento do cérebro e do coração; os efeitos da doença e a multidisciplinaridade de espacialidades ao longo do tratamento; cuidados paliativos; morte encefálica; doação de órgãos; pesquisa científica; entre outros.

“O primeiro passo para encontrar soluções em saúde passa pela educação. Quando a gente pensa nas linhas de cuidado do AVC, as primeiras etapas são prevenção primária e educação da comunidade. As pessoas tem que saber como prevenir, reconhecer as doenças precocemente, identificar sinais e sintomas, para que se tenha um melhor resultado para os pacientes quando eles chegam no hospital”, detalhou o médico.

Willian Cristiano Faria, cardiologista, além de ser orientador de um trabalho apresentado, também foi um dos palestrantes convidados ao lado de Ana Carolina Guerra (Radiologia e Diagnóstico por Imagem), Juliano Ferreira (Medicina Intensiva), Raquel Barroso (Cirurgia Cardiovascular) e Carla Faraco (Clínica Médica). “A ideia dessa palestra é mostrar a linha de cuidado, principalmente relacionada a um diagnóstico de AVC, para fazer com que os profissionais se conscientizem dos riscos, orientem seus pacientes para eventuais sintomas e sobre a importância de procura rápida pela atenção hospitalar. O tempo é indispensável nos atendimentos ligados às doenças neurológicas. Quanto mais rápido forem atendidos, maiores as chances de se ter menos complicações”, destacou.

Para o nefrologista e vice-prefeito Marco Antônio Gomes, o simpósio é um ganho enorme para a população. “Quem ganha é Itabira. O HNSD é um hospital com várias clínicas e, entre elas, a neurologia. Com o Tiago, essa área vem despontando porque ele tem um olhar voltado para o desenvolvimento científico, de transmitir e orientar as pessoas”, comentou.

Juliana Cristina Ferreira, presidente da Associação Neurológica de Itabira e Região, contou que esse é o segundo ano que a entidade participa do evento. “Nós temos a proposta de acolher os pacientes que recebem algum diagnóstico de doença neurológica. Acho muito interessante que o simpósio destaque os trabalhos relacionados à área de saúde”, reforçou.

Após a palestra, dois cardiologistas de Itabira foram homenageados: Cássio Duarte e José Leopoldo, ambos com mais de 25 anos de atuação na cidade.

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.