A mostra gera visibilidade e renda para os artesãos de Itabira e estará exposta até o dia 18 de novembro na galeria da FCCDA
Foi aberta nesta quarta-feira (8), a Exposição de Arte e Artesanato da Associação Itabirana de Artistas e Artesãos (AIAA)). O objetivo da mostra é levar à população um pouco da arte feita por itabiranos, valorizando o trabalho manual e possibilitando melhoria nas vendas de produtos locais. Várias peças estão expostas no hall de entrada da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade FCCDA), como bordados, crochês, pintura em porcelana e muito mais. As artes podem ser adquiridas durante a visita à exposição, que estará disponível até o dia 18 de novembro, das 9h às 18h (exceto domingo e feriado).
Os trabalhos são exclusivos e para todos os gostos. Na exposição são encontrados quadros, porcelanas pintadas à mão com desenhos de Itabira, esculturas com pedras da região e minério de ferro, peças de cerâmica, bolsas e blusas de crochê, almofadas, panos de pratos, enfeites variados para presentear no Natal.
A escritora e artesã Rosemary Penido representou a AIAA durante a cerimônia de abertura da exposição e falou sobre a importância da mostra para seus associados mostrarem seus trabalhos, vender e “levantar o astral da turma”, buscando novas oportunidades de visibilidade e geração de renda.
No seu discurso Rosemary conta que a Associação começou em 1982, tem mais 40 anos e durante essa jornada nunca interrompeu seus trabalhos. O trabalho insistente em busca de um ideal é realizado por artesãs guerreiras que muitas vezes dão “murro em ponta de faca”. E ressalta como é prazeroso trabalhar usando a criatividade.
O artesanato local tem apoio da Prefeitura de Itabira, por meio de um Termo de Fomento com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT). A atividade auxilia na proposta de diversificação econômica do município.
O prefeito em exercício, Marco Antônio Gomes, participou do evento de abertura da exposição e lembrou que “o prazer em criar e o trabalho manual podem ser caminhos para tratar as doenças que afligem diversas pessoas no mundo contemporâneo, como a depressão”, afirma.
Marcos Alcântara, Superintendente da FCCDA, enfatiza a importância do Termo de Fomento 05 de 2023, para manutenção do Centro de Artesanato de Itabira, diversificação econômica, geração de emprego e renda.