Cemig abre inscrições para aprendizagem dessa profissão, com chances de inserção no mercado de trabalho para os alunos que concluírem o curso
A Cemig iniciou o processo seletivo para o ciclo 2024 do curso de Aprendizagem Industrial de Eletricista de Redes Aéreas de Distribuição de Energia Elétrica. A iniciativa é uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e visa capacitar jovens para atuarem no setor elétrico, suprindo uma demanda crescente por profissionais qualificados nessa área. Ao todo, são 190 vagas a serem preenchidas para duas turmas que farão o curso em 2024, no primeiro e no segundo semestre, nas cidades de Belo Horizonte, Montes Claros, Uberlândia, Juiz de Fora, Governador Valadares e Pará de Minas. O curso é gratuito e tem duração de aproximadamente seis meses.
A inscrição pode ser feita a partir desta quarta-feira, dia 8/11, até o dia 20/11. A prova, realizada via internet, ocorrerá nos dias 22 e 23/11. Somente alunos da rede pública de ensino podem se inscrever no curso, e metade das vagas serão destinadas a pessoas do gênero feminino. Atualmente, existe carência desse tipo de profissional no mercado e há muitas chances de emprego nas empresas terceirizadas da Cemig e das prefeituras, para aqueles que concluírem o curso. Saiba mais no site da Cemig.
O que faz um eletricista de redes aéreas?
O curso tem o objetivo de preparar profissionais para atuar, ao ar livre, em atividades relacionadas à manutenção e à montagem da rede de energia elétrica, em empresas terceirizadas da Cemig. As atividades incluem manusear ferramentas manuais e equipamentos de manutenção elétrica, transportar as bolsas de ferramentas e equipamentos de sua responsabilidade para área de trabalho, bem como escadas de fibra pesando 25 quilos para o uso em manutenções das redes aéreas do sistema elétrico, utilizando os devidos equipamentos de segurança.
Durante o curso, os alunos deverão realizar treinamento de subida e descida em escadas de até sete metros de altura, realizar trabalhos de manutenção em postes de modelo Cemig de até 12 metros de altura e realizar montagem de equipamentos em postes de até 12 metros de altura, com uso de todo o equipamento de segurança necessário.
Além disso, os alunos terão de realizar, durante o curso, o manuseio de bastão de manobra de até três metros de comprimento para realização de trabalhos nos equipamentos dos postes modelo Cemig, a operação de equipamentos de rede da Cemig em altura e a furação no chão, com uso de ferramentas manuais, a partir de 1,8 metro de profundidade, para fincar os postes modelo Cemig. Os trabalhos acontecem ao ar livre, sob influência do sol ou chuva.