25 C
Itabira
quinta-feira, novembro 21, 2024

Estudantes do município de Itabira já podem se cadastrar para o Meio Passe Estudantil

As inscrições vão até o dia 29 de fevereiro e podem ser feitas de forma on-line e gratuita

Já estão abertas as inscrições para o recebimento do Meio Passe Estudantil, da Secretaria Municipal de Educação (SME). Os interessados têm até o dia 29 de fevereiro para fazer um novo cadastro ou renovação do benefício. Todos os estudantes da cidade têm direito ao meio passe, concedido por meio da Prefeitura de Itabira. Alunos da rede municipal, estadual, cursos técnicos e superiores, maiores de 12 anos e que residam a dois quilômetros ou mais da instituição de ensino e que estejam legalmente matriculados podem solicitar o cadastro pela internet, no seguinte link: https://acesse.one/TFh1l.

O cadastro ainda pode ser feito presencialmente na sede da SME, na rua Jacutinga, nº 15, bairro Campestre. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Documentação necessária: CPF e RG do aluno e responsável (para alunos menores de 18 anos), comprovante de endereço (até 90 dias), declaração de escolaridade/ comprovante de matrícula.

Critérios para aprovação: Alunos regularmente matriculados em instituições de ensino (rede municipal, estadual, cursos técnicos e superiores) e que frequentam escolas dentro do zoneamento escolar. Idade mínima: 12 anos. Distância mínima de 2 km entre a residência e a instituição de ensino.

Para os cadastros realizados via internet a documentação exigida pode ser enviada como foto ou PDF. Já no cadastro presencial, os interessados devem apresentar documentação original e cópia. O prazo para análise das inscrições é de até 15 dias.

O estudante e/ou responsável deve entrar em contato com a SME, pelo número 31-3839-2641 (telefone e WhastApp) ou no 3839-2811.

Acesse nossas redes sociais
Previous article
PEM entrega mais de 18 mil fraldas descartáveis para a Secretaria de Educação As fraldas serão distribuídas para as 22 creches de Itabira. Serão contemplados os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e as creches conveniadas A Secretaria Municipal de Educação (SME) recebeu na manhã desta sexta-feira (19), um lote com 18.660 fraldas descartáveis infantis, que serão utilizadas nas creches do Município. O repasse foi possível por meio de um termo de fomento entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) e o Polo Econômico da Mulher (PEM). De acordo com a SME, cerca de 2 mil crianças de até três anos serão beneficiadas. “Essa iniciativa representa dignidade e economia para as mães dos alunos das creches, que a partir de agora não terão que levar as fraldas para os filhos, no período que eles estiverem nas escolas. É muito importante e vai ajudar muito essas famílias” afirma a secretaria de Educação, Laura Souza. O PEM produz além de fraldas infantis, fraldas geriátricas e absorventes higiênicos. Todos os produtos fabricados terão destinação social no município. PEM A fabricação de fraldas e absorventes higiênicos é um projeto do PEM, que tem a parceria da Prefeitura de Itabira, por meio do termo de fomento com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A fábrica Maria Cassemira, instalada no bairro Pedreira do Instituto, emprega na atualidade 15 mulheres do bairro, que ainda passaram por qualificação. A iniciativa tem o objetivo de impulsionar o empreendorismo feminino, além de fortalecer o vínculo familiar para mulheres em situação de vulnerabilidade. A fábrica foi inaugurada em junho de 2023 e o bairro Pedreira foi escolhido para a instalação do projeto pelo grande número de mulheres em situação de vulnerabilidade. Atualmente o projeto tem capacidade de produzir 5 mil unidades de fraldas e absorventes por mês. O nome da fábrica é uma homenagem a primeira mulher empresária de Itabira, Maria Cassemira. Ela era a principal acionista da Fábrica de Tecidos do Pedreira, inaugurada em 1988 e funcionou na comunidade até o ano de 1950.
Next article

Artigos Relacionados

Últimas Notícias