24.6 C
Itabira
terça-feira, abril 30, 2024

Furto de cabos em estação pode deixar bairros sem água em Itabira nesta quarta (17)

Estação Três Fontes foi alvo de criminosos nesta madrugada

Mais uma vez as estruturas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira foram alvo de vandalismo. Durante a madrugada de hoje (17), o painel elétrico do poço 01 da  Estação de Tratamento de Água (ETA) Três Fontes teve cabos furtados. Com isso, o abastecimento em 16 bairros podem ser prejudicado: Alto Boa Vista, Alto Pereira, Caminho Novo, Giannette, Moinho Velho, Pará, 14 de Fevereiro, Vila Amélia, Vila Cisne, Vila Paciência, Vila São Joaquim e Vila Técnica do Areão.

 A previsão é que o abastecimento gradativo nestes bairros inicie-se durante a tarde. A Polícia Militar foi acionada e um boletim de ocorrência está sendo confeccionado. Vale lembrar que a depredação do patrimônio público é um ato que não causa prejuízo somente ao município, mas a toda a sociedade. Os crimes são passíveis de punição, de acordo com a Lei nº 2.848/40, artigo 163, que prevê detenção de seis meses a três anos e multa.

O Saae condena veementemente todo e qualquer ato de depredação ao patrimônio público e trabalha para restabelecer o abastecimento de água nos bairros afetados.

Parada programada

Também nesta quarta-feira (17) acontece a interrupção do fornecimento de água pela Vale para os sistemas Chacrinha e anel hidráulico. A previsão é que o abastecimento gradativo inicie-se após às 12h.

Como todo o sistema de abastecimento de Itabira é interligado, esta ação interfere no abastecimento em toda a cidade. Manobras para amenizar o risco de desabastecimento são realizadas pelo Saae ao longo do dia.

Orientações

O Saae orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios. De acordo com a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todo imóvel deve possuir caixa d’água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas.

Quanto às soluções alternativas de abastecimento, é importante ressaltar que a Resolução nº 132 da Arisb-MG estabelece que a autarquia deverá prover fornecimento de emergência às instituições que prestem serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do serviço for superior a 24h.

Atendimento ao cliente

O Saae orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios. O Serviço de Atendimento ao Cliente do Saae é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas e a ligação é gratuita. Ao ligar, o cliente deve ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.Outra opção é entrar em contato pelo WhatsApp, pelo número (31) 3839-1330.

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias