Em 2024 são duas grandes novidades: a adição da mochila nos kits e a entrega para alunos das creches
A Secretaria Municipal de Educação deu início à distribuição da nova remessa de uniformes para a Rede Municipal de Ensino. Neste ano são duas grandes novidades: a adição de mochilas no kit e a entrega também para alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei). Ao todo, serão distribuídos cerca de 10 mil kits, que contam, ainda, com camisas, agasalho, calça, bermuda e tênis. E as entregas começaram justamente no que é novidade, na Cmei Prefeito Li, no bairro Fênix, uma das creches da cidade e que terão prioridade na distribuição, já que não receberam o material no ano passado.
“O uniforme representa para os alunos um sentimento de igualdade, além de ser uma identificação é uma peça muito importante. Começamos pelas Cmeis, porque no ano passado elas não foram contempladas. Este ano todos os alunos da rede receberão os uniformes, porém nós iniciamos pelas creches. Hoje foi a primeira entrega e teremos uma sequência de entregas escalonadas”, explicou a secretária de Educação, Edna Carvalho, durante a cerimônia na primeira escola contemplada.
A iniciativa visa garantir a padronização e identificação dos estudantes das escolas municipais, além de promover a inclusão e o sentimento de pertencimento à comunidade escolar. Os pais também agradecem mais uma iniciativa do governo para promover o fortalecimento e desenvolvimento das escolas de Itabira.
A mamãe do Davi, de 2 anos, Ketni Soares, falou da representatividade dos uniformes para a rotina das crianças, mesmo sendo ainda tão pequenas. “A entrega dos uniformes é um ato muito importante, pois as crianças, desde pequenininhas elas entendem que são todas iguais naquele ambiente e facilita pra gente também no dia a dia, que não temos que pensar qual roupa mandar para a escolinha. Ajuda a criança a entender que ela tem uma rotina, quando a gente começa vestir o uniforme a criança vai se inserindo na rotina da escola, de coleguinhas, onde está todo mundo igual, isso é muito bacana”, disse.
Projeto social na confecção dos uniformes
Os uniformes foram produzidos no próprio município, por meio da Fábrica Social do Instituto ITI, onde foram capacitadas e contratadas 60 mulheres que confeccionaram aproximadamente 63 mil peças para atender os cerca de 10 mil alunos da rede.
O projeto ganha destaque como um dos maiores exemplos de cooperação entre a administração pública e uma Organização da Sociedade Civil (OSC). A parceria entre a Prefeitura de Itabira e o Instituto ITI proporcionou geração de emprego para as mulheres contratadas, com o fortalecimento do empoderamento feminino, além de atender à demanda das escolas do município.
A iniciativa gerou renda para mulheres em situação de vulnerabilidade, contribui para a padronização dos alunos das escolas do município, fortalecendo a educação e a inclusão social e dignidade aos estudantes que recebem um kit de uniforme completo.
Crédito fotos: