24.6 C
Itabira
quinta-feira, setembro 26, 2024

Fonte de Vida: Esperar em Deus

 

 “A sociedade do cansaço” é o nome de um ensaio do filósofo sul-coreano Byung-Chul Han sobre uma enfermidade que está acometendo a sociedade atual.

Essa sociedade em que vivemos nos nossos dias, em que precisamos ser produtivos o tempo todo, de performarmos o tempo todo, de prazos para entregas de resultados, de corresponder às expectativas e de atender as demandas que vem ao nosso encontro sem cessar, é o que Byung-Chul Han, chamou de Sociedade do Cansaço.

Vivemos num mundo entre mais de 8 bilhões de bocas famintas e não somente gente faminta de pão, mas gente faminta de desejos, ambições, nós queremos muito e nós queremos mais e mais todos os dias.

Nós temos vontade de sorver o melhor da vida e por isso estamos presos nessa ciranda incansável, nessa roda imparável, de produção e consumo, produção e consumo, produção e consumo. Temos esse apelo constante de correr atrás dos nossos sonhos, de correr atrás de nossas metas, de estabelecermos alvos, fazer planejamentos. Fazermos mais uma pós graduação, aprendermos mais um idioma, fazer academia e nada nunca é o bastante. Estamos sempre correndo atrás de uma agenda, que está sendo posta na nossa frente, e parece que estamos perdendo coisas, à medida que vamos vivendo, vamos perdendo coisas e não nos damos conta.

Essa é a nossa Sociedade do Cansaço e nós nos percebemos parte dessa engrenagem, parte desta maquina, que não pára nunca. Queremos todos os dias o resultado que não temos nas mãos, estamos o tempo todo correndo atrás de respostas e ainda colocamos Deus nessa ciranda e cobramos de Deus: “Deus me responde!” “Deus funcione!” ”Deus me entregue”, “Olha aqui Deus o que estamos lhe pedindo!” “Olha o nosso desejo!” Olha nosso sonho!” Mas sabe o que é; é que a vida não produz o tempo todo, o que é vivo não produz o tempo todo. A vida obedece a ciclos, a vida obedece a estações, primavera/verão, outono/inverno, a vida tece esse ciclo de mortes e ressurreições e a vida consegue conviver e assimilar. Flores e folhas ao chão, a vida consegue assimilar como natural arvores com seus galhos secos e quebrados. A vida consegue assimilar como absolutamente natural a semente plantada que ainda não brotou a terra seca parada aguardando a chuva, a flor nascendo, o fruto brotando. A vida espera a colheita e são ciclos. Diferente dessa maquina de desejo e consumo que a gente tem o tempo todo. E a gente leva isso para Deus e por isso me lembrei de:

ISAIAS 40:31Ele fortalece os que estão cansados, renova as forças dos que desistiram. Pois até os jovens se cansam e desistem, os jovens na flor da idade tropeçam e caem. Mas os que esperam no Eterno renovam suas forças. Abrem as asas e voam alto como águias, Correm e não se cansam, andam e não ficam exaustos.”

Os que esperam no Senhor, renovam as suas forças porque? Porque perderam as suas forças, ficaram sem forças, estão enfraquecidos. Ficaram vulneráveis, perderam a condição de ação, perderam a condição de caminhar e precisam de forças renovadas do Senhor. Estão muitas vezes em noites de lagrimas, quando a gente entra nesses períodos na vida. Períodos em que somos obrigados a reconhecer a nossa fragilidade, períodos em que somos obrigados a reconhecer as nossas limitações e finitudes. Reconhecer as nossas fraquezas, reconhecer a nossa dificuldade inclusive para orar, a nossa falta de forças para clamar. No momento em que reconhecemos que nossa vida se configura assim: nessa noite escura, nesse período de sequidão e estio. Nesses momentos é hora de esperarmos em Deus. Porque “os que esperam no Senhor renovam suas forças”

          E o verbo Esperar tem duas conotações. Esperar tem haver com “sofrer o tempo” do tipo “eu espero chegar a pessoa que eu amo”, “eu espero o resultado do exame”. Estou esperando acontecer, eu espero para colher o fruto e o fruto tem que amadurecer e chegar o tempo da colheita é sofrer o tempo. E podemos esperar, não do verbo “aguardar passivamente”, mas do verbo “esperançar”. Esperar com fé, esperar com a certeza de que vai acontecer e porque acontecerá, enquanto esperamos nos preparamos para o dia que vai acontecer.

“Esperar no Senhor” tem haver com confiar. De quem eu espero socorro? De quem eu espero ajuda? De quem eu espero renovação? Esperar então tem haver com sofrer o tempo, aguardar, mas também tem haver com confiar. Cofiar no Senhor que nos renova as forças.

E eu me pus a meditar sobre o “descansar” e o “renovar”. Descansar é quando eu corro atrás dos meus sonhos, corro atrás dos meus objetivos, corro atrás do que eu quero, corro, corro e me canso e estou cansado e então eu paro e descanso. E logo me sinto revigorado e continuo correndo e corro, corro, corro e canso e ai descanso. E continuo a mesma pessoa na mesma corrida, atrás dos mesmos objetivos, atrás dos mesmos alvos, do mesmo jeito. Mas, o que a palavra de Deus esta falando para nós é de Renovação. Eu não apenas descanso, eu sou renovado, eu sou renovado, porque eu sou transformado. Eu corro, mas há um determinado momento em que na minha corrida, por aquilo que tanto anseio, o meu esforço atrás daquilo que tanto desejo, chega um momento na ciranda de produção e consumo, de querermos que Deus faça isso e aquilo para nós, chega uma hora que paramos e não conseguimos continuar. Esse dia chega e chega não porque desistimos, não porque perdemos a fé, não porque passamos a desconfiar de Deus, mas paramos porque simplesmente não temos mais forças para continuar. E não é uma questão de descansar, porque já viemos correndo e descansando, correndo e descansando e o ciclo de correr e descansar, já se esgotou. Não precisamos agora de descansar, precisamos de Renovo. Precisamos da Renovação de Deus. Salmo 131:1-2 “Senhor, o meu coração não é orgulhoso e os meus olhos não são arrogantes. Não me envolvo com coisas grandiosas nem maravilhosas demais para mim. De fato, acalmei e tranqüilizei a minha alma. Sou como uma criança recém-amamentada por sua mãe; a minha alma é como essa criança.” Que delicia é podermos descansar assim, no colo de Deus. Ouvir de Deus naqueles momentos em estamos diante de coisas grandes demais para nós e não conseguimos continuar, nesses momentos podemos ouvir Deus nos dizer: “Tudo bem, fique aqui e eu vou cuidar de você, eu vou renovar você, eu vou sustentar você.” Se você estiver exausto, sem forças para continuar e precisou parar, precisou dar uma pausa, ficar em silencio. Ouça a voz de Deus, que você não seria capaz de ouvir se estivesse correndo. E ao invés de voltar esbaforido para correr aquela mesma trilha… Na pausa, no silencio, enquanto você estava no colo de Deus, pode ser que você ouviu o Espírito Santo te dizer: “tem certeza de que você vai voltar a correr, nessa mesma estrada?” “tem certeza de que você vai voltar com essas mesmas companhias?” “tem certeza de que você vai voltar na mesma direção?” E quando a gente experimenta isso, esse renovo de Deus e somos transformados, percebemos que o velho já não nos veste mais, a gente tem experiências na presença de Deus, porque paramos, entendemos que tudo bem parar. Recebemos novas revelações do Espírito de Deus e quando voltamos para a estrada, temos a certeza que estamos vivendo a boa, perfeita e agradável vontade do Senhor. Romanos 12:2 “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Entenda que você pode viver o Renovo de Deus, quando se deixar transformar, esperançando com fé enquanto se entrega aos cuidados Dele e descansa na certeza de que Ele cuida de Tudo.

 

Acesse nossas redes sociais

Artigos Relacionados

Últimas Notícias